“Empreendimento Forte É Economia Forte” foi  o tema do seminário realizado no dia 11 de outubro, no auditório do Campus dos Malês – Unilab

O Seminário “Empreendimento Forte É Economia Forte” teve como objetivo apresentar os impactos e esforços para o fortalecimento da Lei Geral Municipal 164/2010 e do comércio e serviços na cidade de São Francisco do Conde, além de apresentar as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC.

A Lei 164/2010 é a Lei Geral das Microempresas – ME, Empresas de Pequeno Porte – EPP e Microempreendedor Individual – MEI que regula supletivamente no âmbito do município o tratamento diferenciado, simplificado, favorecido e de incentivo à MEI, ME e EPP. Essa lei institui o dia 05 de outubro como o “Dia Municipal da Micro e Pequena Empresa e do Desenvolvimento”. Em celebração e esse dia, a SEDEC está promovendo ao longo do mês de outubro uma série de atividades que objetiva a potencialização do desenvolvimento econômico e social do município, denominada Outubro Empreendedor.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Christina Oliveira, declarou que “o fortalecimento da legislação, contribui muito com o alavancamento das ações que envolvem e ao mesmo tempo fortalecem o empreendedor para que o município tenha a sua economia ativada e que possa ter dinheiro circulando, pois isso significa  economia forte e pode gerar emprego e renda. Apesar disso, temos contado com um público muito limitado nas ações que envolvem o empreendedorismo, há uma agenda de atividades junto com o SEBRAE e nem sempre contamos com um público significativo. Entendemos que o empreendedor, o  comerciante, o  pequeno empreendedor de São Francisco do Conde, ainda não compreendeu que a proposta do trabalho objetiva desenvolver ações que possam fortalecer as atividades deles e estamos  dando condições para esse fortalecimento, inclusive com formação, oficinas, palestras, e isso tem sido feito com muita regularidade e esse mês desenvolvemos o Outubro Empreendedor” ressaltou.

O Outubro Empreendedoré uma alternativa que os empreendedores têm em reconhecer a importância de buscar novos conhecimentos e oportunidade de mercado para a consolidação do seu negócio, através da participação nas atividades organizadas para ajudar no fortalecimento do comércio e dos serviços prestados à população franciscana, ao mesmo tempo em que oportuniza as associações sociais no engajamento de negócios associados aos modelos da Economia Solidária e Criativa”, completou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Christina Oliveira.

Além do Seminário  “Empreendimento Forte É Economia Forte”, que iniciou as atividades relativas ao Outubro Empreendedor, a este evento, estão vinculadas as seguintes atividades:

– Projeto SEDEC e Você com palestras, oficinas, cursos e workshop em parceria com o SINDSEFRAN, na cessão do auditório, e com o SEBRAE na formação técnica. Período: 02 a 23 de outubro.

– Curso de elaboração, captação de recurso, monitoramento de projetos sociais, direcionado para as associações, estudantes e microempreendedores individuais com interesse em conhecer as técnicas de execução de projeto, coordenado pela Gerência de Empreendedorismo e Associativismo da SEDEC. Período: toda quarta-feira (a partir do dia 18/10 até o dia 29/11, às 09h, no Caípe de Baixo).

Eu Empreendedor é a realização de feira de empreendedorismo com palestras, case de empreendedores e apresentação cultural, direcionada para os empreendedores locais para contribuir no fortalecimento da cadeia produtiva do comércio e serviços da cidade e na potencialização da região da orla marítima e seu entorno, na geração de emprego e renda, considerada uma área com um potencial turístico. Essa é uma parceria com a SECULT e SETUR. Período: dias 26 e 27 de outubro (das 09h às 16h, no Mercado Cultural).

Estiveram presentes no evento o prefeito Evandro Almeida; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Christina Oliveira; o presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, Venilson Chaves (Cravinho); os vereadores Luís Carlos Dantas (Luís de Campinas), Clebeson da Silva (Moriel); o superintendente da Secretaria de Governo, Eliezer de Santana; o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa; a secretária de Planejamento, Silmar Carmo; o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Aloisio Oliveira; a secretária de Gabinete, Ana Cristina Marques; a diretora do Campus do Malês, Dra. Fábia Ribeiro; representante do Governo do Estado no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CODES, Álvaro Gomes; representante da Federação dos Empregados do Comércio e Serviços no Estado da Bahia – FECOMBASE, Elder Sena Amorim.