Encontro do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública reuniu autoridades para discutir o tema

cisp segurança

São Francisco do Conde recebeu gestores em segurança pública, promotores de justiça e outras autoridades para o IV Encontro do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública – CISP, na sexta-feira, dia 05 de dezembro. Esse foi mais um dos encontros do CISP, um órgão gerido pelo Ministério Público do Estado da Bahia, que tem entre outras finalidades promover a atuação integrada dos que compõem o Comitê, contribuindo com ações que assegurem a inserção da temática segurança pública. O evento reuniu o prefeito Evandro Almeida, secretários municipais, vereadores e a comunidade em geral.

O representante governamental do município, por indicação do prefeito, José Raimundo Fonseca, abriu a solenidade, enfatizando a importância da realização do fórum, o que, segundo ele, demonstra o respeito das autoridades constituídas para com o governo do município.  Em seguida, a coordenadora e promotora de justiça, Cleide Ramos, fez uma explanação sobre o papel do CISP e a Segurança Cidadã.

Já o prefeito do município, Evandro Almeida, destacou a importância da educação para a redução da violência e salientou o quanto o município tem investido nesta área. “Quando se abre uma escola se fecha uma prisão”, parafraseou o gestor, que anunciou também a aquisição de duas novas viaturas para colocar à disposição da polícia. Ainda discursaram no encontro o novo delegado do município, Edson Araújo, e a promotora Bruna Fittipaldi.

O Major Moisés, comandante da 10a CIPM, palestrou sobre o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, uma parceria da Polícia Militar com os municípios que realiza um trabalho junto às escolas.

COMITÊ INTERINSTITUCIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA – CISP

É gerido pelo Ministério Público do Estado da Bahia e tem como membros representantes do MP, Comandantes de Corporações Militares, Delegados e Técnicos da Polícia Civil, e representantes governamentais dos municípios envolvidos.

DA FINALIDADE E COMPETÊNCIA

O Comitê Interinstitucional em Segurança Pública do Estado da Bahia – CISP tem por finalidade contribuir com um Sistema de Justiça Criminal e de Defesa Social mais ágil e efetivo.

A ele compete entre outras atribuições:

I. Promover a atuação integrada dos órgãos e entidades que compõem o Comitê, contribuindo com ações que assegurem a inserção transversal da temática segurança pública;

II. Fomentar redes de cooperação para apoiar a ação dos órgãos que integram o sistema de segurança pública e a sociedade;

III. Propor e viabilizar uma agenda estratégica em contribuição à temática de segurança pública;

IV. Estimular o intercâmbio de ideias e experiências com órgãos e entidades voltados às questões de segurança pública;

V. Identificar oportunidades de parcerias com instituições públicas e privadas e a sociedade civil organizada, especialmente na promoção de ações proativas de defesa social e de segurança pública;

VII. Promover a divulgação de informações sobre segurança pública, junto aos diversos setores da sociedade, por meio da realização de audiências públicas, palestras, material impresso e meios de comunicação,