Encontro do Programa Qualifica Bahia foi realizado em São Francisco do Conde

qualifica bahia  olivia santana

Na manhã da terça-feira, dia 10 de junho, São Francisco do Conde recebeu o Encontro do Programa Qualifica Bahia, no CEJAL (Complexo Escolar Julieta Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Pinho). O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, cujo objetivo foi trazer informações sobre o mercado de trabalho, as qualificações disponíveis, além de promover a interlocução dos estudantes com a SETRE.

No estado, o programa já atendeu 8.500 pessoas, transformando a mão-de-obra baiana em mão-de- obra qualificada. O evento começou com um café da manhã nordestino com direito a forró pé de serra. Estiveram presentes também alunos dos municípios de São Sebastião do Passé e Saubara.

O coordenador municipal de capacitações de São Francisco do Conde, Nilson Machado, falou da alegria de promover a mudança na vida das pessoas: “ A gente não cansa de qualificar o nosso povo. Temos gente da cidade trabalhando em todo o país”.

Quero parabenizar vocês pela persistência e força de vontade. Nós temos parceria com a SEDEC em 3 cursos na área pesqueira e temos tido dificuldade em colocar os pescadores em sala de aula. As pessoas precisam conseguir um tempo para investir na sua melhoria, só assim vão poder promover uma vida melhor para suas famílias. Não adianta apenas a vontade da gestão de oferecer os cursos se não houver o interesse de vocês”, afirmou o secretário de Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa. “Temos muito o que comemorar na área de capacitação, pois se antes só a sede era contemplada, hoje, todos os bairros recebem cursos de ponta”, completou.

Por fim, o secretário Paulo César Costa e Silva, da SEDEC lembrou que, graças as parcerias firmadas, foi possível já em 2009 capacitar mais de 500 pessoas, principalmente com o apoio da SETRE. “Ao longo dos anos, oferecemos diversos cursos e não apenas na área industrial. Queremos também formar empreendedores individuais. Estamos  investindo em nossa gente, em habilitá-los para o mercado de trabalho”.

No dia 16 de junho, a secretaria irá certificar os alunos dos cursos de salvatagem, cabeleireiro e maquiador e montador de computadores, além do curso de pintura, carpintaria e azulejista.

Para fechar o encontro, Olívia Santana fez uma palestra sobre “A Importância da Qualificação Profissional para o Crescimento Regional”.