Encontro estabelece reformulação do Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária

planomunicipalsedes

Criado em 2010/2011, o Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária de São Francisco do Conde, que visa ações direcionadas à atenção das crianças, adolescentes e famílias do município, passou por reformulação e foi entregue nesta terça-feira, 14, ao secretário de Desenvolvimento Social, Aloisio Oliveira. O objetivo desta reformulação é regulamentar as ações contidas no plano e garantir a execução das mesmas.

A ação ocorreu na Casa dos Conselhos e contou com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Assistência Social, que formam a Comissão de Fiscalização da execução das ações contidas no plano.

A proposta deste plano é a nível Federal, e São Francisco do Conde foi o segundo município de todo o país a ter o mesmo. É necessário que o plano seja implementado para que as ações voltadas às crianças, adolescentes e famílias do município, de fato, aconteçam.

Nos organizamos para tentar colocar esse plano para caminhar. Ele envolve ações de diversas secretarias municipais e, por isso, não é tão simples o seu monitoramento. Para sua efetividade precisamos da ação de todos os envolvidos. Nosso objetivo é buscar parcerias e políticas, a fim de colocar em prática as ações sugeridas no plano”, enfatizou o secretário Aloisio Oliveira.

Para a assistente social, Ana Aparecida Santana, não adianta planejar e não sair do papel. “Fizemos uma primeira avaliação, logo quando o plano foi criado, e ele estava caminhando bem. Estamos buscando que todas as secretarias com ações voltadas à criança e ao adolescente participem dele de forma efetiva”, declarou Santana.

O plano foi elaborado com objetivo de conclusão em 2015 e a meta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é que pelo menos 40% dele seja de fato implantado até esta data, visto que ele é bastante extenso.