Encontro Formativo da Educação de Jovens e Adultos é realizado pela SEDUC

Na noite de quinta-feira (03), a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, realizou o Encontro Formativo da Educação de Jovens e Adultos com Coordenadores Pedagógicos (modalidade EJA I e EJA II). O objetivo da atividade, que aconteceu na sede da SEDUC, foi alinhar o planejamento dos sábados letivos e a aplicação da Avaliação Diagnóstica nas classes.

De acordo com a sub-gerente da EJA, Márcia Mariño, “a Avaliação Diagnóstica trata-se de avaliações aplicadas com todos os estudantes da EJA para que possamos detectar as dificuldades iniciais e, a partir dos resultados tabulados, fortalecer os planejamentos com base nas reais necessidades dos alunos. Queremos detectar as fraquezas para intervir com ações pedagógicas que irão ajudar a superá-las”.

A proposta da Gerência da Educação de Jovens e Adultos – representada por Josseleni Costa, Jamili da Hora e Márcia Mariño – é que as atividades dos sábados letivos aconteçam de forma articulada e mais prática, pois a maioria dos alunos é composta por trabalhadores. Também estiveram presentes ao Encontro Formativo, o professor Danilo Ferreira, da Gerência de Arte Educação, e Itaciara Oliveira, representando a Gerência da Educação Inclusiva.

Para Crislaine Batista dos Santos, coordenadora da EJA I na escola Álvaro Rodrigues Vasconcelos, “muitos estudantes frequentam a escola com o objetivo de aprender a assinar o próprio nome e quando não sentem que esse objetivo está sendo alcançado, acabam desistindo. Cabe a nós garantir o acesso e a permanência desses estudantes na escola, visando auxiliá-los na sua progressão e desenvolvimento educacional”.

As aulas da Educação de Jovens e Adultos acontecem no turno noturno. O primeiro nível do programa corresponde ao período da 1ª a 4ª série e é destinado a estudantes que tenham, no mínimo, 15 anos. O segundo nível começa na 5ª série e é preciso ter 16 anos completos para ingressar nessa modalidade.

De acordo com o coordenador pedagógico Mário Sérgio Machado Souza, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS, “a valorização do conhecimento de mundo e das vivências desses alunos deve sempre ser ponto inicial ao se pensar currículo, projetos e planejamentos, sem perder de vista as necessidades do mundo contemporâneo e produtivo”.

Para Márcia Mariño, “o diálogo compartilhado possibilitou a organização de ações mais efetivas para o público da EJA, tendo as responsabilidades e o comprometimento com o fazer pedagógico assumido coletivamente”.

Dois anos é a duração média de cada nível da EJA, mas o aluno pode permanecer no curso durante mais tempo, caso seja necessário para que se assimile melhor o conteúdo. A Educação de Jovens e Adultos – EJA é oferecida nas seguintes unidades escolares:

EJA I

Escola Frei Eliseu Eismann (Sede)

Escola Antonina Olímpia Pessoa da Silva (Sede)

Escola Almir Pinto (Campinas)

Escola Juvenal Eugênio de Queiroz (Baixa Fria)

Escola Duque de Caxias (Monte Recôncavo)

Escola Álvaro Rodrigues (Jabequara da Areia)

Escola Navarro de Brito (Socorro)

Escola João Seabra (Ponta do Côco)

Escola Anísio Teixeira (Engenho de Baixo)

Escola Iromar Silva (Caípe de Baixo)