Encontro Municipal Territorial definiu a criação da Coordenação de São Francisco do Conde

emt

No dia 30 de abril, durante a Reunião do Território de Identidade do Recôncavo da Bahia, realizada na UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira, foi criada a Coordenação Municipal Territorial (COMTER), cujo objetivo é buscar soluções para os problemas sociais, entre os quais: educação, saúde, meio ambiente, segurança, agricultura, comércio, indústria, seca, enchente, abastecimento de água e saneamento.

A COMTER estabeleceu os seguintes representantes:
– SEAP: Secretaria de Agricultura e Pesca
– Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB)
– Câmara de Vereadores
– Associação de Moradores da Jabequara
– Associação de Moradores do Coroado
– Associação Deus Dará

Durante o encontro, foi realizada uma palestra sobre “Política Territorial – Solução Compartilhada”, a qual foi ministrada pelo Sr. João Carlos. Entre os temas abordados estavam “O Papel do Governo Federal no Território”, “O Papel do Governo Estadual (CEDETER, COMTERS)”, “Os 27 Territórios”, “O Papel do Governo Municipal” e “O Papel da Sociedade Civil”.

Além desta exposição, “Os Municípios do Recôncavo da Bahia” também foi abordado através dos seguintes conceitos: Território, O Histórico na Bahia, Como é Realizado o Trabalho no Território, Objetivos do Território (Sensibilizar, Mobilizar, Promover, Sistematizar) e Superação da Relação Campo-Cidade.

A última palestra foi ministrada pelo Sr. Maurício Ferreira com a abordagem sobre os Consórcios Públicos, Política Territorial, Principais Instrumentos, Cenários Informações do Brasil/Mundo/Bahia, Definições e Vantagens.

Estiveram presentes à reunião os representantes da ADAB – Lauro Novis, EBDA – Clemilton da Paixão, o secretário municipal de Agricultura e Pesca – Renato Costa Rosa, o vereador Antônio Santos Lopes, além de membros da SEDEC, SEDUC, SEMA, SEAG, SEAP, SEPLAN e representantes da Associação de Moradores do Coroado e da Associação Deus Dará.