Encontro Nacional de Forró debate “O São João da Bahia e a Cadeia Produtiva do Turismo”

Na tarde desta sexta-feira, 07, a secretária de Turismo de São Francisco do Conde, Ússula Flávia Pinto, debateu durante Encontro Nacional de Forró, no município de Cruz das Almas (BA), sobre o tema “O São João da Bahia e a Cadeia Produtiva do Turismo”. Em sua fala, Ússula discorreu sobre as experiências vivenciadas na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e na Prefeitura de Amargosa, lugares onde trabalhou, e exemplificou o São João franciscano.

“No ano passado vivemos um momento delicadíssimo. Faltando 15 dias para acontecer o Arraiá do Chico, o Ministério Público recomendou a suspensão da grade principal de atrações e fizemos o São João apenas com o Fundo Municipal de Cultura. Pra nossa surpresa, o povo entendeu e hoje pede o São João tradicional. Vimos a presença das comunidades nas ruas, participando do ‘São João Passou Por Aqui?’. Foi, então, que percebemos que não são apenas as bandas de repercussão nacional que fazem a festa, o povo quer fazer a sua festa e muitas vezes ele se vê recolhido com a tamanha proporção que o evento junino toma. Querer e poder devem caminhar lado a lado, pois precisamos oferecer serviços e produtos que reflitam o investimento realizado”, pontuou a gestora que esteve bastante emocionada durante discurso, pelo reconhecimento das demais autoridades presentes.

No segundo dia do encontro participaram da mesa de debates do período da tarde, o ex-secretário estadual de Turismo da Bahia e presidente do Instituto Pensar – Domingos Leonelli; Paulo Tear – idealizador do evento e produtor do Forró do Bosque, evento particular que acontece em Cruz das Almas; os cantores baianos Carlos Pita e Zelito Miranda, além da pernambucana Nádia Maia; Israel Mizrach – presidente do Grupo Bahia Unidos Pela Música; Karina Silva, ex-prefeita de Amargosa; e, o empresário Lourival Dourado Filho, conhecido como Douradinho, responsável pelo Ticomia – forró particular da cidade de Ibicuí (BA). O evento foi mediado pelo radialista Anselmo Costa e teve ainda as presenças da secretária de Gabinete de São Francisco do Conde, Ana Cristina Marques, da diretora de Eventos da SETUR, Ana Clara Santa Rita, e da diretora de Jornalismo e Imprensa da SECOM, Mônica França.

Após o encontro, a secretária Ússula concedeu entrevista ao site São João na Bahia. À noite está reservada para as apresentações de Alcymar Monteiro, Carlos Vilela, Calcinha Preta, Daniel Diau e Caninana. O Encontro Nacional do Forró acontece até 08/04.