Enem 2021: INEP reabre inscrições para candidatos que tiveram taxa de isenção em 2020 e não compareceram

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP informou que reabrirá as inscrições para os candidatos que se inscreveram no Enem 2020, tiveram direito à taxa de isenção, e não compareceram às provas.

O novo período de inscrição vai de 14 a 26 de setembro, através da Página do Participante. Para esses candidatos, o cronograma será diferente daqueles já inscritos no Enem 2021, pois as provas serão aplicadas nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022, junto com a realização do Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade).

A decisão foi tomada após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que analisou ações movidas por entidades ligadas à educação e partidos políticos.

Anteriormente, o edital do MEC previa que quem obteve a taxa de isenção no ano anterior e não foi realizar a prova, só poderia obter gratuidade em 2021 se conseguisse justificar a ausência. No entanto, muitos estudantes deixaram de comparecer por medo de contrair o vírus da Covid-19, justificativa essa que não era considerada aceitável pelos critérios do edital.

Skip to content