Ensaio Aberto Voartear 2019 começa nesta terça-feira (04)

Entre os dias 04, 05, 06 e 07 de junho, toda a Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde será tomada pela magia das artes, com a realização do Ensaio Aberto Voartear 2019. As atividades acontecem durante os turnos matutino e vespertino. Apenas as apresentações das turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA acontecerão no turno noturno, a partir das 18h30.

O Ensaio Aberto Voartear integra o projeto VoArte – nas asas da Arte Educação, que vem sendo realizado desde 2017 pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC. “O objetivo é uma apresentação prévia dos alunos e alunas para o público interno da Unidade Escolar, construídas a partir das linguagens artísticas em consonância com as demais áreas de conhecimento”, conforme informou a diretora pedagógica da SEDUC, Cristiana Ferreira.

No Monte Recôncavo, os preparativos para o Ensaio Aberto Voartear da Escola Municipal Joaquim Inácio de Aragão Bulcão têm movimentando toda a comunidade. Segundo a gestora da unidade escolar, Thaiana Purificação do Nascimento, os alunos estão visitando moradores locais, a fim de conhecer mais um pouco da cultura identitária da região. “Como os ‘causos’ de pescadores, João Matos e suas poesias sobre as pessoas ilustres e a cultura local, as rezadeiras, o poder das folhas e chás medicinais e a riqueza do nosso Monte Quilombola!”.

Dividido por pólos geográficos, os bairros contemplados no primeiro dia (04) serão São Bento das Lages, Roseira, Estrada de Campinas, Gurugé, Pitangueira, Fazenda São Roque, Monte Recôncavo e Sede. Na quarta-feira (05), o Ensaio Aberto acontecerá no Caípe, Santo Estevão, Ilha do Paty, Jabequara das Flores e Jabequara da Areia. Na quinta (06), será a vez das unidades escolares da Sede, Baixa Fria, Gurugé e Campinas. No último dia de atividades (07), será a participação dos bairros Monte Recôncavo, Madruga, Paramirim, Coroado, Ponta do Coco, Ilha das Fontes, Muribeca, Engenho de Baixo e Socorro.

Confira abaixo a divisão por unidades escolares.

Dia 04/06: Escola Três Marias, Bartolomeu dos Santos, Antonina Olímpia Pessoa da Silva, Complexo Rilza Valentim, APAE, Joaquim Alves Cruz Rios, Arlete Magalhães – CEJAL, Monteiro Lobato, Instituto Municipal Luiz Viana Neto, Ana Tourinho Junqueira Ayres, Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA.

Dia 05/06: Cantinho da Alegria, Creche Comunitária do Caípe, Iromar Silva Nogueria, Centro Educacional do Aperfeiçoamento do Saber – CEAS, Cantinho da Alegria (Anexo), Maria Lúcia Alves, Soldado Desconhecido, Fagundes Varela, Creche Escola O Girassol, Rural de Jabequara das Flores, Álvaro Rodrigues, Bento Gonçalves e Creche Menino Jesus.

Dia 06/06: Creche Maria das Mercês Salles Brasil, Creche Escola Isidória Borges, Creche Escola Robertina S. do Amor Divino, Creche Casulo Zaíde Edite Daltro Dias, Julieta Ribeiro Porciúncula, Frei Eliseu Eismann, Lícia Maria Alves Pinho, Juvenal Eugênio de Queiroz, Escola Rural do Gurugé e Escola Arthur Costa Pinto/ Almir Pinto.

Dia 07/06: Duque de Caxias, José de Aragão Bulcão, Maria da Conceição C. Cunha, Paramirim Bem-Me-Quer, Rural de Paramirim, Joaquim Ignácio Aragão Bulcão, Quintino Nascimento, João Seabra de Almeida Veloso, Antônio Balbino, Luziene Amália Santos Rocha, Engenho de Baixo Osório Vilas Boas, Anísio Teixeira, Navarro de Brito e Abdon Caldeira.