Equipe de Nutrição da SEDUC prepara merendeiras escolares para o ano letivo 2018

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC,  realizou, no dia 28 de fevereiro, uma reunião com as merendeiras escolares com a finalidade de aperfeiçoar o trabalho que elas desenvolvem nas creches e escolas do município. Com adesão de 100% das profissionais, a atividade foi um sucesso.

Na ocasião, a equipe de Nutrição da SEDUC, formada pelas nutricionistas Carolina Matos, Jamile Barreto, Jaqueline Passos e Joélia Borges (responsável técnica), apresentou as estratégias para o melhor funcionamento no serviço prestado em 2018. Questões como a manipulação dos alimentos e  a responsabilidade na construção da alimentação escolar foram abordadas na explanação.

Um dos pontos chaves do encontro foi salientar a necessidade de se ter um procedimento rígido de higienização durante a preparação da merenda escolar. Para isso, é de suma importância a execução das etapas de limpeza (retirada da sujeira visível) e sanitização (redução dos microrganismos) com bastante atenção.

Segundo informações contidas no folder que foi distribuído às merendeiras, “a falta da higienização pode causar várias doenças, como esquistossomose, leptospirose, febre tifoide, amebíase, diarreia, ascaridíase, náuseas, vômitos, dor de cabeça, dor abdominal, fadiga, perda de apetite, calafrios, etc”.

Com essa atividade, as merendeiras aprenderam novas técnicas para higienização e organização da geladeira, do freezer e limpeza dos ovos. Também foi mostrada a maneira correta de lavar as mãos, para obter total eficiência durante este procedimento, que é fundamental não só na manipulação dos alimentos, mas que deve ser repetido por todos antes de cada refeição.  Um novo encontro está programado para acontecer no mês de junho.