Escola Municipal Duque de Caxias promove uma programação especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Com o lema Todos os dias são para reflexão, a EscolaMunicipal Duque de Caxias preparou uma programação exclusiva para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado na data 20 de Novembro. A unidade escolar fica na comunidade do Monte Recôncavo e vem desenvolvendo um trabalho reconhecido na área da educação quilombola.

As atividades começam já nessa semana, com uma Trilha para a Caieira na quinta-feira (14), reunindo a equipe escolar. Na próxima segunda (18) e terça-feira (19), acontecerão Rodas de Conversa abordando temas distintos, com a participação de alguns mestres dos saberes da comunidade.

A primeira Roda de Conversa terá à frente a moradora Celina, que falará sobre Quando o dia virou noite no Quilombo. Ela acontecerá no dia 18, às 10h30 da manhã, com as turmas do 1º e 2º A.

Aqui é minha casa, minha varanda, meu orgulho, meu dendê será o tema do bate-papo puxado pelas moradoras Digana e Angélica, que acontecerá às 15h15 do mesmo dia, com o 1º B e o 2º B.

No dia 19, pela manhã, às 10h30, os senhores Valdomiro e Eunice puxarão a Roda de Conversa Salve Sr. Antônio Caranguejeiro,com a participação do3º A e 5º APela tarde, a partir das 15h15, acontecerá o diálogo sobre Ervas medicinais: a cura está no quintal de casa, com Ezequiel e Valdelice, também residentes da localidade. As turmas contempladas serão o 3º B, o 4º A e o 5º B.

Por fim, a culminância das comemorações pelo Dia da Consciência Negra se dará na quarta-feira (20), com a ação Arte: expressão de minha identidade negra quilombola,quando os muros da rua da igreja serão pintados pelos estudantes e comunidade.

Na visão da diretora Roseane Medeiros, “a escola assume um papel fundamental no processo de reafirmação e valorização da cultura e história afro-brasileira como forma de combater o racismo e a violência. Essas rodas de conversa com os mestres dos saberes da comunidade Quilombola Montense fortalece a identidade dos nossos estudantes, além de dar legitimidade e visibilidade às vozes destes sujeitos que se dispõem a estar juntos conosco nesta jornada”.

Vale ressaltar que dentro da programação ainda ocorrerá a palestra Autoestima da criança negra na escola, ministrada pelo professor Rubens, com data a confirmar.