Escolas da rede municipal brilham com atividades educacionais em novembro, celebrando o Dia da Consciência Negra

Durante todo o mês de novembro as Escolas da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde realizaram diversas atividades retratando a temática da Consciência Negra, em referência a data que é celebrada no dia 20 de novembro.

O objetivo é valorizar a cultura afro-descendente, bem como seus costumes, valores, lutas e ensinamentos transmitidos à sociedade. Para isso, os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Educação para Jovens e Adultos – EJA participaram de projetos, palestras e apresentações que destacaram a riqueza da cultura afro-brasileira, promovendo inclusão e conhecimento.

Para a Gestão e Coordenação da Escola Julieta Ribeiro Porciúncula, a realização do Projeto da Consciência Negra, com contos literários, músicas, construções de cartazes, brincadeiras africanas e belas apresentações dos estudantes, ofereceu uma oportunidade para resgatar a história dos negros, as suas lutas e o seu papel na formação da sociedade brasileira, assim como é de extrema importância para construir um ambiente escolar diversificado e respeitoso.

O Dia da Consciência Negra é crucial para refletir sobre a história, a cultura e as contribuições dos afro-descendentes. Além de promover a igualdade racial, essa data nos convida a reconhecer a importância da diversidade, combater o preconceito e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.