‘Estamos Juntas’: CRESAM cria grupo de apoio às mulheres franciscanas que enfrentam o câncer

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria da Saúde – SESAU, está lançando o primeiro grupo de apoio às mulheres franciscanas que enfrentam a luta contra o câncer, com o objetivo de promover saúde mental, autoestima e empoderamento. Essa ação acontece na Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM.

Os encontros são presenciais e quinzenais, às quartas-feiras, pela manhã, começando no dia 02 de fevereiro.

O primeiro encontro reuniu as mulheres atendidas pela CRESAM e as profissionais da clínica, que explicaram o objetivo dessa ação e como as mulheres podem participar e apoiar essa causa. Todas as mulheres presentes na abertura serão agentes multiplicadoras desse grupo em seus bairros.

“Os tratamentos oncológicos da CRESAM são de colo de útero e mama, mas sabemos que existem diversos outros tipos de cânceres. A proposta é reunir os profissionais e as pacientes para apoiar e dar uma assistência completa com palestras, oficinas terapêuticas e várias atividades, pois sabemos que durante o tratamento muitas pacientes se deprimem. Essa ação é um ambiente para terapias holísticas, para receitas culinárias, atendimento multiprofissional e tudo que possa ajudar essa mulher a passar por esse período da melhor forma possível. Inclusive vamos acolher pacientes que fazem tratamento particular e querem cuidar da saúde mental. Nosso trabalho na CRESAM também vai abraçar as mulheres que estão em casa acamadas, por meio de tratamento domiciliar”, explicou a enfermeira Carolline Borges da CRESAM.

O Grupo de Apoio e Cuidado ‘Estamos Juntas’ vai oferecer uma rede de apoio multiprofissional para pacientes oncológicas, com o suporte de profissionais de enfermagem, fisioterapia, psicologia, assistência social e o apoio do grupo: Poderosas Iluminadas.

Essa ação ainda conta com atendimento domiciliar, rodas de conversas, oficinas terapêuticas e cursos para geração de renda.

 

Skip to content