Estudante franciscano foi premiado na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

apresentacao1

O estudante João Vitor de Jesus Santos, de 14 anos, 9º ano do Instituto Municipal Luis Viana Neto (IMLVN), foi premiado com menção honrosa pela 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas. Ele já havia participado de outras edições, mas este ano conseguiu destaque e foi o único estudante do município de São Francisco do Conde a ser premiado. A competição é uma realização conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

“Eu fiquei muito feliz porque em 2013 eu tentei, passei para segunda fase, mas não consegui ir adiante; em 2014 não fiz e 2015 tentei, mas não passei nem da primeira fase. E, agora em 2016, eu foquei bastante no meu estudo em matemática e ai o resultado veio. Eu me identifico muito com matemática desde pequeno, sempre ajudo meus colegas que não gostam da matéria. Por isso, pretendo no futuro seguir a área de engenharia ou arquitetura”, destacou Santos.

A mãe do jovem talento que optou por matricular o filho na rede municipal de ensino também falou sobre a conquista. “Foi uma surpresa receber a notícia. É marcante ver que eu tenho um exemplo dentro de casa. Ele me surpreendeu e eu fiquei muito feliz. Acho que esse resultado também faz parte do ótimo ensino que ele tem aqui na rede municipal, além do seu próprio esforço, claro. O papel da família também é muito importante nas conquistas pessoais dos jovens. Eu acompanho intensamente o desempenho do meu filho na escola e acho que todos os pais devem agir assim”, declarou Rita de Cássia de Jesus, mãe de João.

De acordo com a secretária da Educação do município, Ana Christina Oliveira, essa é a maior prova de que a educação de São Francisco do Conde está no caminho certo. “Estamos transformando vidas através da educação. Isso já é sentido em nosso IDEB e, sobretudo, nas conquistas dos nossos estudantes”, enfatizou Oliveira.

Sobre a Olímpiada

A Sociedade Brasileira de Matemática SBM organizou em 1979 a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).  Ao longo destes anos, a OBM passou por diversas mudanças em seu formato, mantendo a ideia central que é a de estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, além de descobrir jovens talentos.

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Em geral, o aluno participa da Olimpíada através de sua escola ou Universidade. Esta por sua vez, assegura sua participação nomeando um professor para ser o representante da Olimpíada na instituição e cadastrando-a na OBM no prazo estabelecido pela coordenação nacional. O cadastro das escolas na OBM é feito via Internet, normalmente entre os meses de março e abril de cada ano.

A competição é composta por primeira fase que é realizada em todas as escolas cadastradas, através de prova aplicada por um Coordenador Regional. A segunda fase é realizada apenas nas escolas que enviarem o relatório de participação da primeira fase. E, por fim, a terceira e última fase é realizada em local centralizado designado pelo Coordenador Regional.

As premiações acontecem com medalhas de ouro, prata e bronze para primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, e menções honrosas dadas pela banca para aqueles que não ficaram entre os três primeiros, mas que a banca avalia que merece destaque. Menção honrosa é uma distinção oferecida a pessoa ou obra dentro de um concurso, que não equivale aos prêmios principais, mas cujo mérito é considerado digno de menção. “Esse ano foi menção, mas ano que vem vou tentar novamente e vou em busca da minha medalha”, finalizou o jovem estudante.