Estudantes da Ana Junqueira Ayres Tourinho participam de projeto que envolve fortalecimento de vínculo entre escola e saúde

Na sexta-feira, 03 de agosto, estudantes internos de medicina da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), que realizam estágio de vivência no município através da parceria entre a Universidade e a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, promoveram no bairro do Caípe um projeto de intervenção em parceria com a Unidade de Saúde da Família, utilizando o cinema e sua ludicidade para contribuir na formação consciente para viver em sociedade.

O objetivo do projeto é fortalecer o vínculo entre escola e saúde, levando informações a cerca de temas escolhidos pelos estudantes que perpassam por variados assuntos.

O projeto é desenvolvido em 03 etapas e, na primeira fase, foi exibido o filme: “Escritores da Liberdade”, abordando temas como: violência, drogas e convivência social.

Participaram do momento cerca de 80 estudantes da Escola Ana Junqueira Ayres Tourinho.

Já o segundo momento, a proposta era debate sobre o assunto visto na trama cinematográfica e, por fim, no terceiro momento, os alunos visitaram a Unidade de Saúde da Família do Caípe de Baixo para conversar com a equipe.

Escritores da Liberdade (2007)

Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

Skip to content