Estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Duque de Caxias se apresentam na UNEB

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Municipal Duque de Caxias, participaram na última quinta-feira (08), do III Colóquio Formacce Infância. O evento aconteceu no Campus I da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Salvador.

O tema do colóquio deste ano (2018) foi Leituras, Infâncias e EJA e teve por objetivo dialogar com professores, estudantes e pesquisadores acerca da formação, saberes e fazeres da Educação Básica. A participação dos estudantes franciscanos da EJA abrilhantou as atividades do colóquio, com a apresentação teatral que fizeram: “Os contos e encantos do Monte Recôncavo”.

De acordo com Josseleni Costa, gerente da EJA, “eles encantaram a todos os presentes pela desenvoltura na apresentação! Foi muito gratificante perceber que uma ação que se iniciou através do Projeto VoArte, na escola, onde diziam estar envergonhados em apresentar para pessoas estranhas, tomou uma proporção imensa em outros espaços”.

Já segundo o professor da turma, Rubens Celestino, essas apresentações servem para trabalhar a autoestima do grupo, se eles apresentam seus saberes no chão da academia, se sentem fortalecidos para irem além dos muros da escola“.

A gerente da EJA explica que a materialização desta ação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), só foi possível devido a um coletivo. “Contamos com o apoio da gestão escolar e do professor na motivação e organização da ação na escola, da DIREP na articulação logística, da Gerência da Educação Inclusiva, Núcleo de LIBRAS e da coordenadora Jainê Ribeiro, pelo convite e por ter proporcionado mais visibilidade aos saberes e fazeres da EJA”.