Estudantes da Unilab foram recebidos no Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba)

UNILAB-1

Estudantes brasileiros e estrangeiros foram recebidos pela comunidade acadêmica da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileiro) durante o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), que começou dia 24 e seguiu até sexta-feira, dia 27 de fevereiro, no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde.

A abertura aconteceu com a presença da diretora do campus, professora Ludmylla Mendes; da assistente social, Leila Machado; e da subsecretária de Educação de São Francisco do Conde/BA, Ússula Flávia, representando o prefeito Evandro Almeida, além da secretária da Educação, Ana Christina Lima.

A cidade está de portas abertas para recebê-los e a Prefeitura de São Francisco do Conde está aberta a oferecer, dentro do possível, uma estrutura que atenda às necessidades dos estudantes. O município já está com características universitárias e isso é importante para o nosso crescimento”, disse Ússula.

Na sequência, a programação foi marcada pela mesa redonda “Olhares sobre a Unilab”, composta pela professora Matilde Ribeiro, pelo gerente do Departamento de Promoção de Igualdade Racial (DEPPIR), Samuel Azevedo, e pelos discentes do curso de Bacharelado em Humanidades (BHU), Calido Mango e Marcelo Lenz.

Na oportunidade, a professora Matilde contextualizou a realidade da cultura de São Francisco do Conde comparada a outros locais como, por exemplo, as capitais do Brasil e algumas cidades da África. Segundo ela, “a adaptação é para todos e não apenas para os estudantes. A Unilab tem apenas quatro anos de existência e temos o desafio de estarmos em dois estados e sermos uma universidade só”.

Os estudantes também participaram de diversas atividades, dentre elas: apresentações de hip hop, mesa redonda, almoço, sorteio de livros, passeio pelo município e também a apresentação teatral “Memórias”, com o Grupo de Teatro Bejimirô, encenada por adolescentes e jovens brasileiros e africanos guineenses estudantes da UNILAB. Sob a direção de Joane Macieira.