Estudantes de Santo Estevão visitam exposição na Caixa Cultural, em Salvador

Os estudantes da Escola Municipal Fagundes Varela/ O soldado desconhecido visitaram, nos dias 04 e 05 de maio, a exposição Dentro do Mato, na Borda do Mar, na Caixa Cultural, em Salvador. A atividade realizada pela escola aconteceu em dois dias, a fim de contemplar todos os alunos. Essa ação está de acordo com um dos pilares da arte-educação que é a apreciação artística-cultural, que garante a Educação Integral, pautada pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Educação.

Ampliar a expressão oral, visual, a criatividade e o senso critico dos alunos; identificar e reconhecer algumas técnicas e procedimentos artísticos; perceber aspectos retratados na arte que representem a realidade social em que estão inseridos; compreender conceitos artísticos trabalhados na sala de aula foram alguns dos objetivos da ação.  Além disso, segundo a proposta da escola, “proporcionar essa vivência aos alunos do distrito é ainda mais significativa, uma vez que a grande maioria não tem acesso a essas informações. Nesse contexto, surge a oportunidade de apresentar as crianças o mundo da arte, das histórias, coleções e da cultura. Nesses espaços culturais, o conhecimento se constrói no embate entre sujeito e objeto. Outro ponto a ser considerado é a importância da escola em ampliar seus muros e promover conhecimento por meio de diversos estímulos, despertando em seus alunos o interesse em frequentar espaços públicos e, assim, se apropriarem dessas instituições como locais para reflexão, entretenimento e convivência social”.

Para a coordenadora pedagógica Larissa Moraes, “há uma intencionalidade pedagógica em oportunizar novas experiências aos nossos alunos. E poder levá-los a uma exposição artística, fora da comunidade que estão habituados vai além de um fazer pedagógico, é um compromisso social”. Ainda segundo ela, “a exposição Dentro do Mato, na beira no Mar, de José Ignácio, é mais uma ação do nosso projeto anual cujo tema escolhido pela escola é Meu lugar”.  A exposição, com curadoria de Alejandra Muñoz, é composta por obras do artista chileno José Ignácio, cujos pais são cubanos. No entanto, as primeiras influências de Ignácio são dos artistas baianos Carybé, Mário Cravo e Hansen Bahia. As obras que compõem a mostra insinuam troncos, folhas, luz, mar, céus, coqueirais, bambuzais e paisagens reproduzidas através de pinceladas de verdes e azuis