Estudantes do Ensino Médio mobilizados para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM tornou-se uma das principais portas de acesso ao Ensino Superior. Dada sua importância para esse momento fundamental na vida de qualquer estudante, aconteceu, em São Francisco do Conde, mais uma edição do Projeto #SeLigueNoENEM, que neste ano mobilizou e realizou o pedido de isenção dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas estaduais do município.

A ação foi desenvolvida pelo Programa de Apoio ao Universitário Sanfranciscano – PROUNIFAS, da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, em parceria com o Departamento da Juventude – DEJUV, órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude – SDHCJ e a União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES. “Esperamos fomentar o ingresso dos jovens de São Francisco do Conde nas universidades públicas, especialmente, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que tem um campus em nossa cidade”, explicou Luan Santos, diretor de Programas e Projetos da Secretaria da Educação.

Durante a primeira fase do #SeLigueNoENEM, os estudantes tiraram suas dúvidas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio e pedidos de isenções puderam ser feitos nas sedes do PROUNIFAS e DEJUV/SDHCJ, além dos postos montados pela UMES nos colégios estaduais Martinho Salles Brasil e Ana Junqueira. A segunda etapa do projeto será realizada entre 07 e 18 de maio, período de inscrições para o ENEM.

Segundo Vitória Kaila, representante da UMES, “o ENEM é uma das maiores ferramentas para adentrar numa universidade pública e também nas particulares. Foi pensando nisso que a UMES junto com o PROUNIFAS e DEJUV realizaram essa parceria, que tem como objetivo mobilizar e inscrever os nossos estudantes no ENEM. Agradeço aos gestores dos colégios estaduais que apoiaram a iniciativa”.  Para Joane Macieira, gerente de Juventude da SDHCJ, “o Projeto #SeLigueNoENEM é de extrema importância para esclarecer dúvidas sobre o ENEM, de modo que tenhamos um maior número de inscritos e consequentemente no Ensino Superior”.