Estudantes franciscanos mais preparados para a Prova do ENEM

O auditório do CEJAL foi palco, na manhã da última quarta-feira (01), do evento  Próxima Parada: Ensino Superior. A atividade é uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) com a Faculdade Ruy Barbosa, que realiza, gratuitamente, um trabalho de orientação profissional a jovens e demais interessados, auxiliando na descoberta de habilidades e aptidões.

O evento do primeiro de novembro foi voltado para a motivação dos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, que ocorreu no dia 05 e será realizado também dia 12 de novembro. Durante toda a manhã, foi desenvolvido um trabalho motivacional com os estudantes das escolas Martinho Salles Brasil e Ana Junqueira, que lotaram o espaço, entusiasmados com a atividade. “Foi realizado um trabalho com o objetivo de mostrar como é importante esse passo na caminhada de cada um. O ENEM é um desafio a ser enfrentado, por isso tivemos um papel de energiza-los para aflorar os desejos adormecidos”, declarou a professora da Ruy Barbosa, Valquíria Camarotti, supervisora do programa.

Janeide Ferreira, 18 anos, aluna do 3° ano, fará a prova do ENEM pela segunda vez, mas ainda não se decidiu sobre qual carreira quer trilhar, “espero absorver bastante conhecimento nessa atividade. A expectativa é que nos traga bons frutos e que eu possa realizar uma ótima prova”. Quem também participou da atividade foi Emerson dos Reis, que sonha em ser médico, e irá fazer a Prova do Enem pela terceira vez. “Espero poder sair daqui muito mais preparado para, dessa vez, alcançar os pontos que necessito para entrar na Faculdade de Medicina da UFBA”.

“Essa foi uma inciativa louvável, não somente pela intenção, mas, sobretudo, pelo resultado desta atividade que motivou todos os estudantes presentes a darem o melhor de si na prova do Enem e também na construção de um projeto de vida e profissional”, relatou Luan Menezes, diretor de Programas e Projetos da SEDUC.

Além da ação da quarta-feira passada, a  faculdade Ruy Barbosa ofereceu à SEDUC um serviço de orientação profissional, que vem sendo realizado aos sábados. Já ocorreram três encontros, restando a realização de mais dois, finalizando as atividades no dia 11 de novembro.

As atividades são conduzidas por formandos de Psicologia, onde são aplicados testes, feitas entrevistas e realizado um trabalho de autoconhecimento, a fim de que o jovem possa ter mais discernimento na escolha de qual carreira seguir.