Estudantes franciscanos participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal da Bahia, em Santo Amaro

No dia 01 de novembro, um grupo de estudantes franciscanos matriculados no Pré-IFBA participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal da Bahia –IFBA, em Santo Amaro da Purificação. Essa é mais uma ação da prefeitura, através da Secretaria da Educação (SEDUC), que integra o Pré–IFBA, curso preparatório para o processo seletivo do IFBA.

Ciência para a Redução das Desigualdades foi o tema da semana, pautado na Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para a promoção do desenvolvimento sustentável, através da popularização do conhecimento. O objetivo da semana foi discutir temas como o empreendedorismo como ferramenta de empoderamento. Na Feira de Exposição, alguns alunos tiveram a oportunidade de participarem de jogos digitais e de acessibilidade, atividades lúdicas no ensino de matemática, especialmente, informou o coordenador do Programa Educa Chico, Anailton do Anjos.

Para Joane Macieira, gerente de Arte Educação da Diretoria Pedagógica da SEDUC, “os estudantes deram um show! Foram atentos e participativos na escuta, na leitura e na declamação dos poemas dos autores baianos contemporâneos, estudados pelo Oxe – Literatura Baiana Contemporânea. Aos que foram contemplados com livro, caneta e afins, não economizem e façam bom uso. Sucesso a todos!”.

Segundo a estudante Tamilis dos Santos Carvalho, que tem 17 anos e é aluna da Martinho Salles, essa “foi uma boa oportunidade de conhecer a história de alguns autores e saber a importância de conhecer mais um pouco sobre eles. Foi uma ótima experiência, onde aprendi vários conceitos e pude conhecer mais sobre a Ciência e Tecnologia”.

“Foi uma experiência fantástica, além disso, vários cursos, oficinas, palestras foram oferecidos, voltadas para os estudantes já inseridos no IFBA ou para aqueles que pretendem ingressar no Instituto Federal da Bahia”, disse Anailton. “Nós estamos preparando esses estudantes na esperança e na certeza de que teremos êxito nesse investimento que tem sido feito aos sábados, com aulas dinâmicas e simulados”.  As provas para ingresso no IFBA acontecerão no dia 25 de novembro.

De acordo com o coach e prof. Me. Anailton dos Anjos, “a prefeitura de São Francisco do Conde mais uma vez passa na frente e demonstra o seu interesse pelos alunos que estão no curso preparatório do Pré-IFBA, com a oportunidade de conduzi-los a esse espaço, o qual, futuramente, muitos deles irão utilizar, proporcionando também uma dinâmica pedagógica de forma lúdica e interativa com a participação na semana”.

“A gente sabe que a educação é a base de tudo e é também por meio dessas atividades criativas e lúdicas que o conhecimento também chega para esses estudante, também proporcionado pelo projeto institucional VoArte, que é a oportunidade dos alunos mostrarem seus conhecimentos por meio de atividades artísticas e lúdicas”, concluiu Anailton.