Estudantes participantes do Pré-IFBA serão submetidos a simulados no próximo sábado (01)

No próximo sábado, 01 de setembro, os estudantes que estão participando do Pré-IFBA realizarão os simulados de História e Língua Portuguesa. Na ocasião, também haverá uma atividade motivacional realizada pelo coordenador do Programa Educa Chico, Anailton dos Anjos. O Pré-IFBA é uma realização da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC e visa preparar os estudantes do 9°ano para o Processo Seletivo do Instituto Federal da Bahia – IFBA.

Iremos trabalhar na perspectiva motivacional. Primeiro porque é muito comum, diante do número de ofertas e possibilidades na formação, o adolescente e, às vezes, até o adulto, ter dúvidas sobre que profissão seguir. A proposta é que cada um olhe para dentro de si, olhe suas habilidades, o que lhe atrai, o que lhe chama atenção, o que gosta de fazer. A escolha profissional parte do conhecimento de si, da percepção de si, do que cada sujeito se identifica”, declarou o Anailton dos Anjos, que também é coach.

Já o objetivo da aplicação dos simulados, que acontecerá no auditório 02 de Julho/SEDUC, é reforçar o aprendizado das duas disciplinas que já foram ministradas no projeto, abordando o conteúdo programático das provas.  Após o feriado de 07 de Setembro, o Pré-IFBA retorna com as aulas de Matemática, no dia 15/09, e Geografia, no dia 22/09, finalizando com um simulado geral, no dia 29 de setembro.

Ainda segundo Anailton, “o IFBA acaba sendo, para os alunos do Ensino Médio, especialmente para os da escola pública, uma possibilidade de formação técnica, não apenas visando a questão financeira, mas também a identificação de suas habilidades, de suas competências, daquilo que vai realizar esse sujeito nessa escolha, que pode ser alterada. Nenhum sujeito tem apenas uma habilidade, então pode acabar, no decorrer da vida, optando por diferentes processos de formação”.

As avaliações do Processo Seletivo acontecerão no dia 25 de novembro. Já a divulgação dos locais onde serão realizados os exames acontecerá no dia 08 do mesmo mês.

Esse é momento especial, em que os alunos serão estimulados a valorar as aulas de preparação do Pré-IFBA, visando  sua qualificação, reconhecendo a habilidade que cada um tem seu potencial e que isso possa realizá-los como sujeito, como profissional, como pessoa nessa sociedade que é, muitas vezes, excludente, mas que nos possibilita também acessos a partir de oportunidades como o ingresso no IFBA”, concluiu o coordenador do Programa Educa Chico.