Evento solene reúne homens e mulheres no combate ao câncer de próstata e diabetes

NOVEMBRO_AZUL

Na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, a Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde foi palco de mais uma atividade do Novembro Azul, mês de combate ao diabetes e ao câncer de próstata. O evento foi marcado por duas palestras sobre as doenças e reuniu munícipes e autoridades no auditório da Câmara.

Na mesa solene estavam o vice-prefeito, Evandro Almeida; a secretária da Saúde, Telma Silva; representando a Câmara de Vereadores, Venilson Chaves – vereador conhecido como ‘Cravinho’; a vereadora Arlete Medeiros; o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Antônio Bartolomeu; o presidente do Conselho dos Pastores do município, Adalberto Dias; e representando a maçonaria, José Dias Nogueira Filho.

O Novembro Azul sucede as atividades promovidas no Outubro Rosa, que combateu o câncer de mama. A vereadora Arlete Medeiros, mentora das atividades que deram o pontapé inicial no combate ao câncer de mama no município este ano, destacou a relevância da prevenção. “A gente deve se conscientizar que o exame de próstata salva vidas. É de extrema importância nos informarmos sobre a doença. Vamos continuar com essa luta não só em novembro, mas todos os dias”, ressaltou.

Na ocasião, os presentes puderam contar com palestras das doutoras Laís Soares e Ana Carla Ferreira, que abordaram, respectivamente, sobre o diabetes e doenças que acometem os homens, com foco no câncer de próstata. A prevenção foi o fator chave citado pelas médicas. “Prevenir é a base para evitar a doença. Se a gente não se previne não vai muito longe”, destacou Laís Soares. “Temos que ter consciência de que a prevenção para este tipo de câncer é o melhor remédio. A maioria dos casos é curável com o tratamento”, enfatizou Ana Carla.

O Novembro Azul é uma promoção da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), que desde o dia 14 deste mês vem desenvolvendo atividades educativas e de alerta para o público masculino, através de palestras, atendimentos médicos, distribuição de panfletos informativos a fim de esclarecer sobre a necessidade da prevenção por meio da busca aos serviços médicos para realização de exames de rotina.

“Precisamos fazer com que a saúde seja mais radical, para que consigamos erradicar não só câncer de próstata, como outras doenças”, frisou a secretária da Saúde, Telma Silva.

Nesta terça e quarta-feira, dias 26 e 27, serão realizados atendimentos voltados para a saúde dos homens, com foco no câncer de próstata e diabetes, das 07h às 16h, na Unidade de Saúde da Família (PSF), da Baixa Fria.

Serão realizados diversos serviços de saúde, tais como: consultas com urologista, cardiologista, clínico geral e nutricionista, vacinação, nutricionista, massoterapeuta, ultrassonografia, palestras, ações de saúde Bucal, teste rápido (HIV, sífilis e hepatite b e c), aferição de pressão arterial e glicemia, orientação sobre benefícios e aposentadoria, jogos, corte de cabelo e outros.

Para mais informações, favor entrar em contato com a SESAU: (71) 3651- 8603/8124.