Ex-presidente Lula marca a história dos alunos da Unilab de São Francisco do Conde

A noite da última sexta-feira, 18 de agosto, se tornou histórica para o município franciscano e principalmente para os 68 alunos da 2ª turma de Bacharelado em Humanidades da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, integrantes do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde. Convidado pela diretoria da universidade e pelos formandos para ser o patrono da turma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não hesitou e se fez presente na solenidade, dando um toque mais que especial ao evento.

Muitos dos que ali estavam se formando eram oriundos de países africanos e, também, os primeiros de suas famílias a obterem um diploma de Nível Superior. E, isso, só foi possível a partir da vinda da Unilab para São Francisco do Conde, em 2014, por meio de uma política de interiorização do Ensino Superior do Ministério da Educação do Brasil, à época, o que motivou a instalação de seus campi no interior do Ceará e da Bahia. O próprio ex-presidente esteve no município franciscano inaugurando o campus.

Num tom de emoção, em meio ao seu discurso, Lula disparou: “enquanto eu tiver vida, enquanto eu tiver força, nós iremos lutar para que nenhum governo tenha coragem de tirar o benefício de uma bolsa para que um jovem africano possa estudar nesse país; é assim que vamos construir uma nação”.

UNILAB

A UNILAB é uma instituição federal de educação superior que tem como missão institucional formar pessoas para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A proposta também é promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

Skip to content