“Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Novas Estratégias de Enfrentamento” foi tema de Seminário na Câmara de Vereadores

evento

A manhã desta quarta-feira, 15 de maio, foi marcada pelo Seminário “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Novas Estratégias de Enfrentamento”, realizado na Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde. O evento foi resultado de uma parceria entre o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES).

A mesa de abertura foi composta pelo secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira Souza, pela coordenadora do CREAS, Tânia Sacramento de Amorim e pela coordenadora pedagógica do município, Elienai Barreto, representando a SEDUC. Os três representantes destacaram a importância da conscientização da população para mobilização e enfrentamento das práticas de abuso e exploração.

Que a implantação desses processos de mobilização sejam mais expressivos, que isso seja incutido no nosso cotidiano. Que vocês saiam daqui hoje com conhecimento para poder enfrentar essas questões na nossa comunidade”, destacou Aloísio. Por conta disso, Tânia destacou o fato de que “quando a gente esquece, a gente permite a violência, mas quando a gente lembra, a gente combate”. Já Elienai, chamou atenção para o fato de que casos de abuso acontecem muito próximo, com pessoas conhecidas e gera o medo da denúncia. “É importante que a denúncia seja um compromisso de todos nós. Casos de exploração acontecem, às vezes, em nossas casas, com nossos alunos, com vizinhos e por medo não denunciamos. Mas é preciso que saiamos do processo de mobilização e passemos ao enfrentamento”, disse.

O evento contou ainda com a palestra da Assistente Social do CREAS, Emannuelle Gomes Gonçalves, e da Psicóloga do CREAS, Valdimeire Ferreira de Oliveira, que abordaram assuntos relacionados ao tema do encontro: “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Novas Estratégias de Enfrentamento”. Emannuelle apresentou formas de combate, de observação para identificação do abuso e chamou atenção aos presentes – diretores, coordenadores e pais de alunos da rede municipal de ensino que convivem diariamente com as crianças e adolescentes – a identificarem possíveis vítimas. Valdimeire fez a apresentação do CREAS, destacou o papel dele nesse enfrentamento e falou sobre a importância do setor de educação estar ligado a esse combate. Para finalizar as atividades da manhã foram promovidas oficinas com os presentes para discutir em quatro equipes o que foi apresentado ao longo da manhã com as apresentações das representantes do CREAS.

O objetivo do evento foi participar do Dia Mundial de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a ser celebrado em 18 de maio, como Dia Mundial do Enfrentamento e Combate a estas práticas. O Seminário foi a primeira atividade que terá continuidade ao longo da semana com ações em oito escolas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. Além disso, a intenção foi prestar esclarecimentos a comunidade sobre formas de enfrentamento a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Para denunciar casos de exploração e abuso sexual a crianças e adolescentes basta procurar o Conselho Tutelar ou entrar em contato com a Central de Atendimento do Conselho através do número 100. A ligação é gratuita.