Exposição de artesanato senegalês teve abertura em São Francisco do Conde

feira senegal 4

Foi dada abertura, nesta terça-feira, 19 de agosto, a exposição itinerante “O Patrimônio: Laços Ancestrais para Unidade dos Povos da Diáspora”, em São Francisco do Conde. A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DEPIR), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) e entre o Governo do Senegal. A partir desta terça (19) até 30 de agosto será promovida a exposição juntamente com uma Feira de Artesanato na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), das 09h às 17h, com entrada gratuita.

Na abertura do evento estiveram presentes à mesa solene o reitor da Universidade Lusófona de Tecnologias de Portugal, Mário Motinho; a diretora do campus da UNILAB em São Francisco do Conde, Núbia Moura; o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira; a secretária municipal de Meio Ambiente, Silvana Costa; o presidente da Câmara de Vereadores do município, Eliezer de Santana; a coordenadora do Museu Afro da Bahia, Graça Teixeira; o historiador Renato Soares; o professor, adido cultural da Costa de Angola, Camilo Afonso e o coordenador do DEPIR, Samuel Azevedo.

A mostra tem o objetivo de estreitar os laços de identidade entre o Senegal e o Brasil, estabelecendo uma expansão cultural e um diálogo mais próximo entre esses países. É de grande importância para nós estarmos aqui neste espaço, que é a UNILAB, discutindo esse tema. Apesar de não ser estudioso da área, reconheço o quanto é importante para nós negros fazermos esse reconhecimento da nossa identidade e da importância da nossa ancestralidade. Fico honrado em poder fazermos essa interlocução entre a cultura do povo negro de São Francisco do Conde e o povo negro do Senegal, através desta exposição”, destacou o secretário Aloísio Oliveira.

Além de ressaltada a importância do resgate e consciência da cultura negra, foi abordado no evento o motivo pelo qual o mês de agosto foi escolhido para realização desta exposição. Segundo Samuel Azevedo, a feira foi trazida para São Francisco do Conde nestes dias por conta do mês de agosto ser considerado o mês negro, com diversos momentos históricos para o povo negro na Bahia, no Brasil e no mundo. “No mês de agosto tivemos grandes datas que reconhecem a nossa identidade. Dentre elas temos dia 06 – Independência da Jamaica; dia 07 – Independência de Costa do Marfim; dia 12 – data da Revolta dos Alfaiates; dia 13 – Irmandade da Boa Morte; dia 15 – Independência do Kongo; dia 20 – Lavagem de Maragogipe; e, dia 28 – 1ª Marcha dos Negros em Favor dos Direitos Civis nos Estados Unidos”, destacou Azevedo.

Na ocasião, a prefeita Rilza Valentim, falecida no dia 24 de julho, foi lembrada por muitos dos presentes à mesa solene, pela sua garra e luta em busca do reforço da identidade do povo de São Francisco do Conde, essencialmente negro. “Gostaria de homenagear Rilza Valentim porque ela sempre percebeu a necessidade desse debate nessa cidade que é negra e buscou fortalecer a identidade desse povo”, enfatizou o historiador Renato Soares.

Além dos objetos representativos da cultura do Senegal, o espaço da exposição também conta uma Feira de Artesanato sanfranciscano através de peças produzidas pela AART – Associação de Artesãos de São Francisco do Conde. Esta associação possui 32 membros e foi criada em 2013. Com instalação na sede do município, a AART possui produtos produzidos através da fibra da bananeira. Esse é um espaço que nos está sendo dado de grande importância. Porque aqui além de expor nosso trabalho temos a oportunidade de ampliar nosso conhecimento e até nos inspirar nas peças do Senegal para quem sabe criar também novidades”, disse a presidente da AART, Eliene Lima.

A exposição itinerante já passou por Salvador, no espaço da Cruz Caída – ABAM, e no MAFRO/UFBA – Museu Afro Brasileiro da Universidade Federal da Bahia. E, além de São Francisco do Conde, a mostra percorrerá outros municípios do Recôncavo Baiano e cidades da Região Metropolitana como: Santo Amaro, Saubara, Cruz das Almas, Cachoeira, São Félix, Governador Mangabeira, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari.