Famílias vão realizar o sonho da casa própria com o programa Minha Casa, Minha Vida

Minha casa minha vida sao francisco do conde

O sonho da casa própria ficou mais perto de ser realizado para as 320 famílias que vão morar no conjunto habitacional do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Gurujé, na estrada de Campinas, em São Francisco do Conde.

O sorteio que definiu o apartamento e bloco de cada morador foi realizado no dia 05 de dezembro, no auditório do edifício Civil Tower, no Costa Azul, em Salvador, onde funciona uma das unidades da Caixa Econômica Federal. O sorteio foi de modo eletrônico, visando garantir a legitimidade da escolha.

De São Francisco do Conde estiveram presentes o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Ruy Barbosa, e dois futuros morados do conjunto habitacional, além de representantes da SEHARF e da Assessoria de Comunicação – AGECOM, do município.

Maria Edna Damasceno, de 50 anos, é uma das beneficiárias que acompanharam o sorteio. Hoje, ela mora em Campinas de aluguel. “Estou emocionada e feliz. Tenho uma filha especial e meu sonho é fazer o quarto dela. Ela não fala e não ouve muito bem. Há 32 anos dormimos juntas e essa casa é a realização do nosso sonho. Hoje, eu não dormi pensando em sair do aluguel. Agora, eu só vou conseguir dormir bem quando estiver dentro da minha casa”, afirmou.

O secretário de Habitação, Ruy Barbosa, acompanhou todo o processo de escolha e explicou os critérios que levaram os beneficiários a serem escolhidos: “a Prefeitura junto a Caixa Econômica construiu as 320 unidades no bairro do Gurujé. A secretaria encaminhou as famílias que foram beneficiadas, segundo critérios sociais, como recebimento de Bolsa Aluguel e vítimas de uma grande enchente que aconteceu em 2009. Aliado a isso, temos a lei que garante vagas para idosos e deficientes físicos. O objetivo do sorteio, hoje, é determinar a posição dos mutuários do conjunto. Com a localização de cada morador nos apartamentos será possível gerar os contratos”.

Maria Aleluia de Jesus tem 53 anos e é gari há 15 anos. “Eu tava na esperança de ganhar uma casa. Eu dizia a meu filho: um dia eu vou ter um e recebi com o meu nome. Estou sentindo agora essa felicidade e quero agradecer ao município por essa oportunidade”.

Por fim, o secretário salientou que “todas as famílias foram bem selecionadas. Essas pessoas nunca acreditaram ter uma casa própria e agora vão ter uma com toda a infraestrutura e área de lazer. A gente está pleiteando mais 500 casas para a sede e 500 para os bairros como: Muribeca, Caípe e Coroado. Até 2016, queremos entregar mais 1.000 casas e, com isso, conseguiríamos praticamente zerar o déficit habitacional da cidade, junto com o programa municipal Sonho Meu”.