$FCard – cartão do servidor público municipal movimenta R$ 500 mil mensalmente

sfc card 2

A Prefeitura de São Francisco do Conde lançou o $FCard – cartão do servidor público municipal, no final de agosto de 2015, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC. O cartão funciona como uma antecipação salarial, onde o funcionário pode utilizar até 30% de sua renda para fazer compras no município.

Os servidores aposentados do Instituto de Previdência Municipal – IPM também estão fazendo a adesão, a cerca de um mês. Desde seu lançamento, o cartão visa estimular o comércio na cidade, uma vez que ele é de uso exclusivo em São Francisco do Conde. Entre as vantagens estão: o não endividamento e o fato do cartão não possuir taxas administrativas.

Desde a sua implantação no município já circularam R$ 2.097.043,20 (dois milhões, noventa e sete mil, quarenta e três reais e vinte centavos). Em maio de 2016, o $FCard conta com 201 comerciantes cadastrados e 2.500 servidores já aderiram ao cartão e, mensalmente, cerca de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) são adicionados no comércio local através do cartão.

Com relação a essa ferramenta, o cartão do servidor, eu como comerciante entendo que é um meio que tem sido muito importante para o comércio. As pessoas muitas vezes compravam fora por não ter um crédito ou um cartão local e a ferramenta veio a calhar, tanto para os comerciantes quanto para o servidor. Na hora da necessidade de um alimento, um remédio, o cartão possibilita isso. Desde a implantação, o cartão tem trazido uma grande melhora ao comércio, eu sinto isso no meu comércio e conversando com outros colegas comerciantes também. Estamos ainda em fase de implantação e a gente espera que as coisas melhorem ainda mais e as pessoas peguem o seu cartão e aproveitem”, explicou Marcelo Alves, comerciante de São Francisco do Conde e diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, do município.

sfc card panfleto 2015