Fé renovada em Festejos de Santo Antônio dos Navegantes na Ilha das Fontes

Na manhã do último sábado, dia 23 de fevereiro, devotos e moradores da Ilha das Fontes, em São Francisco do Conde, participaram de missa em homenagem a Santo Antônio dos Navegantes, padroeiro da localidade. Os festejos são uma tradição da comunidade que engloba uma vasta programação religiosa, incluindo procissão marítima. O tema deste ano foi: “Eu Sou o Pão da Vida” e lema “A Exemplo de Antônio Caminhemos a Mesa de Eucaristia”.

“Eu participo desses festejos há mais ou menos 5 anos, é um festejo muito bonito e que, pela programação, será ainda melhor com as atrações musicais que estão na programação”, disse Osvaldo Correia, morador da Baixa Fria.

Jeane Cruz, moradora da ilha, destacou sua história de fé com o padroeiro. “Eu participo dos festejos de Santo Antônio dos Navegantes desde que era pequena, vem de raiz, minha avó era freqüentadora da igreja católica e incentivava que nós, netos, participássemos também, e é com muita alegria que venho homenagear ao padroeiro”. E ela continua: “estou aqui todos os anos, não só para fazer meus pedidos como também agradecer pelas graças alcançadas, a exemplo da minha faculdade. A luta foi grande, ter de sair daqui todos os dias a noite, mas com a ajuda de Santo Antônio eu consegui. Me formei como pedagoga e hoje contribuo profissionalmente com a minha comunidade, enquanto gestora da Escola Municipal Antônio Balbino”.

A amiga de Jeane, Iza Barbosa, que é moradora de Salvador, mas tem raízes profundas na Ilha das Fontes, destacou seu sentimento diante da ilha. “Minha mãe nasceu nessa ilha e aqui é um lugar que me inspira paz, tranqüilidade e segurança. Eu amo isso aqui e sempre que posso venho. Fica melhor quando as férias coincidem com o período dos festejos do padroeiro, porque aí posso prestigiá-lo”.

Entre os devotos, estiveram presentes o prefeito Evandro Almeida, secretários municipais e vereadores. “Não perco esse momento por nada, estar aqui já é uma tradição de muitos anos”, disse o prefeito.

Os festejos de Santo Antônio dos Navegantes foram uma realização da Paróquia de São Gonçalo – Diocese de Camaçari, com apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR. A missa foi celebrada por Frei Rogério com a participação do Coral Expressão de Louvor.