Feira de Saúde para os homens acontece nesta quinta-feira, 18

172914040

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) promove, por meio da Atenção Básica e do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS), uma feira voltada exclusivamente para o público masculino. A ação acontece na próxima quinta-feira (18), das 08h30 às 11h, na sede do PACS, situado na Rua Raimundo Ribeiro, onde funcionava o Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM). O objetivo é incentivar os homens sanfranciscanos a procurarem o serviço de saúde pelo menos uma vez por ano.

Visando atrair essa fatia da população do município, o evento oferece gratuitamente serviços de avaliação clínica, odontológica, aferição da pressão arterial e glicemia, cálculo do índice de massa corpórea (IMC) – para avaliação de sobrepeso e obesidade, corte de cabelo, distribuição de preservativos, exames para detecção de câncer de próstata, rodas de conversa e vacinação, entre outros serviços.

Estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas. Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem com menos frequência aos serviços de atenção primária do que as mulheres e só procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram – fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/saude-do-homem.

Ainda segundo dados da Política Nacional de Saúde do Homem, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado às mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor.

Skip to content