Festa da Conceição da Praia está repleta de atrações

conceicao

Com o tema central “Com Nossa Senhora seguimos Jesus nossa Luz”, a festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia em São Francisco do Conde este ano começará nesta quinta-feira, dia 28 de novembro e vai até 08 de dezembro, seu dia de homenagem. A programação será bastante variada, incluindo a parte religiosa e o evento festivo. Entre as atividades previstas estão: alvorada; novenário; procissão; missa; cortejo e shows das bandas Harmonia do Samba, Araketu, Chicabana, Robyssão, Adão Negro, entre outras.

História

Nossa Senhora da Conceição da Praia é a padroeira do Estado da Bahia e considerada a protetora do comércio da capital baiana – Salvador. A festa teve origem em 08 de dezembro de 1147, após a retomada de Lisboa aos mouros, por D. Afonso I, fundador da nação portuguesa, era celebrada uma missa em louvor a Nossa Senhora da Conceição da Enfermaria. Daí por diante, toda história de Portugal, especialmente as navegações, colocou-se sob as bênçãos da Imaculada Conceição.

Em 1549, o primeiro governador geral do Brasil, Thomé de Sousa, chegava à Bahia a bordo da nau capitânia, denominada Nossa Senhora da Conceição. Assim que desembarcou, fez erguer uma capela na praia, dedicada à Virgem da Conceição, dando início aos atos religiosos na futura cidade do Salvador.

Em 1707, já acontecia a procissão, sabendo-se que ia até o Terreiro de Jesus, com as ruas enfeitadas em todo o seu trajeto. Em 1912, a procissão atingia o largo da Piedade mas, a partir de 1930, a Irmandade determinou que o cortejo ficasse limitado às principais ruas do comércio.

Em São Francisco do Conde, Nossa Senhora da Conceição é uma das padroeiras, junto a São Gonçalo e São Francisco do Assis.

Confira a programação:

Dia 28
05h – Alvorada com reza do ofício de Nossa Senhora
Local: Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia (orla)

19h30 – Início do novenário; tema da noite: “Maria, mulher consagrada ao serviço do Senhor”

Dia 29
19h30 – Novenário; tema da noite: “Maria, sacrário do Espírito Santo”

Dia 30
19h30 – Novenário; tema da noite: “Maria, intercessora atenta aos necessitados”

Dias 30 e 01

festaconceicao
Bandas: Araketu, Chicabana, Harmonia do Samba, Robissão, Adão Negro e bandas locais

Dia 01
09h – Cortejo de Baianas, Afoxés, Charangas, Grupos de Capoeira e Afros

Dia 02
19h30 – Novenário; tema da noite: “Maria, obediente a palavra de Jesus”

Dia 03
19h30 horas – Novenário; tema da noite: “Maria, discípula do Evangelho”

Dia 04
19h30 – Novenário; tema da noite: “Maria, missionária do Reino”

Dia 05
19h30 – Novenário; tema da noite: “Maria, peregrina da fé”

Dia 06
19h30 – Novenário; tema da noite: “Maria, mulher eucarística”

Dia 07
19h30 – Novenário. Tema da noite: “Maria, rosto fiel e orante da igreja”

Dia 08
09h – Missa solene

17h – Encerramento com a procissão saindo da Igreja, percorrendo as ruas da cidade, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento que acontecerá no palco montado ao lado da Igreja.

Skip to content