Festas juninas na rede municipal de ensino valorizam a cultura regional

Os festejos juninos na rede municipal de ensino de São Francisco do Conde serão comemorados, em sua maioria, na sexta-feira, 15 de junho. Além da alegria e do colorido típicos desse período do ano, os preparativos para o VoArte e o tema do ano letivo inspiraram os preparativos para as festas.

Na Escola Navarro de Brito acontecerá o São Jo’arte, com o objetivo de ser uma prévia do Voarte, o projeto de arte educação que mobiliza todas as unidades da rede em torno das linguagens artísticas, desenvolvendo um trabalho pedagógico de forma lúdica. A Navarro irá trabalhar com as músicas de Luiz Gonzaga, com apresentações de música e dança inspiradas nas canções do artista nordestino.

De acordo com Fernando Ismerin, da Gerência do Ensino Fundamental II, “o período de festejos coincidirá com o fechamento do trimestre e período de avaliações”. No entanto, na Escola Cruz Rios  haverá apresentação de quadrilha formada pelos alunos, que vêm ensaiando durante a semana para o grande dia.

A orientação da Diretoria Pedagógica da Secretaria da Educação – SEDUC é que as unidades escolares abordem as festas juninas, sob a perspectiva das tradições/manifestações culturais, integrando à temática do ano letivo Historiar: caminhos, leituras e faces de um povo, na especificidade dos (Des)caminhos e trajetórias dos fazeres de todos e de cada um. “Os festejos juninos na vertente pedagógica são pensados na perspectiva de trazer a temática, tratando da cultura, da memória e da vida do povo do campo, do plantio da colheita e das representações inerentes a cultura local”, explicou Jainê Ribeiro, integrante da Gerência de Educação Infantil.

Segundo Jaciara Bispo Reis, gerente do Ensino Fundamental I, “a organização das situações didáticas propiciarão aos estudantes a constituição da identidade cultural, no entendimento da historicidade, de estar no mundo em determinado tempo e espaço!”.