Festejos em homenagem a São Cosme e Damião marcam o dia 27 de setembro em São Francisco do Conde

PAconteceu durante o dia desta sexta-feira (27), o tradicional Caruru do Lindroamor Axé, no Largo da Cubamba, em São Francisco do Conde. Comemorando a 26ª edição em homenagem aos santos São Cosme e Damião, como de costume, foram distribuídos para a comunidade os pratos com o famoso caruru e seus acompanhamentos – o vatapá, a galinha, o milho branco e o feijão fradinho.

Além de cumprir a tradição de oferecer a comida, outras atividades foram realizadas. O início do festejo foi marcado por uma Alvorada, às 07h da manhã, em seguida, às 09h, a Feira de Economia Criativa começou a funcionar. A feirinha é um projeto idealizado por Auristela Medeiros, filha da dona do terreiro, e busca aproveitar os componentes da bananeira, “da fibra ao fruto”, para desenvolver alguns produtos voltados para economia solidária e para a sustentabilidade, entre eles são produzidos doces, xaropes, bolsas e outros utensílios. A renda é revertida para os componentes que estão inseridos no projeto. “Todo o nosso projeto é feito dentro do terreiro, porque tem espaço e nós não temos uma sede ainda. O terreiro não é só um espaço religioso, é um espaço de empoderamento, um espaço social e de geração de renda”, afirmou dona Auristela.

O Cortejo Lindroamor Axé percorreu algumas ruas da cidade, às 11h, para buscar São Cosme e Damião na casa de uma das colaboradoras mais antigas. Apresentações de grupos culturais do município foram realizadas com o grupo do Lindroamor e samba de roda.

A realização do evento é uma tradição cultural secular do município, que foi revitalizada em praça pública para as pessoas da comunidade, convidados e visitantes. Para Alva Célia, coordenadora do Lindroamor Axé, este “é um legado que foi deixado pelos nossos antepassados e vamos preservar essa história”, destacou. Tudo é feito e doado em parceria com a comunidade, com o objetivo de manter a tradição.

O festejo recebeu visitantes de várias cidades vizinhas, como Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus, Camaçari e Salvador. Um desses visitantes, Leonardo Brait, estudante do Mestrado em Antropologia, veio de Salvador pela primeira vez, conhecer a comemoração. “Um evento bonito, maravilhoso esse resgate! Mãe Alva me disse que ele deixou de existir por muito tempo, e ela fez esse resgate que é tão importante para preservar a cultura, acho o máximo!”, ressaltou o mestrando.

O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde.