Festejos para Iemanjá acontecem na Festa da Sirilândia

Seguidores das manifestações religiosas de matriz africana se reuniram hoje, 02 de fevereiro, na orla marítima de São Francisco do Conde, para reverenciar a Rainha do Mar. No evento estavam presentes o secretário de Cultura – SECULT, Osman Ramos, e a secretária de Turismo – SETUR, Ússula Flávia Pinto.

A Festa da Sirilândia é um resgate das tradições locais e tudo isso é de suma importância para a atividade turística. São Francisco do Conde é o berço da cultura e a gente vivencia isso quando resgatamos as nossas tradições. É bonito de se vê o candomblé, o presente de Iemanjá e toda essa riqueza cultural. É importante destacar o quanto a gestão tem se empenhado em valorizar nossos saberes e os fazeres do nosso povo”, declarou a secretária de Turismo Ússula Flávia Pinto.

O secretário de Cultura Osman Ramos relatou: “estou muito feliz porque realmente consegui realizar a festa que todo ano faço e esse ano está melhor que dos outros anos, na comunidade está todo mundo participando!”, ressaltou.

O evento também contou com a presença do secretário de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude Alexsandro Buri, que disse ser essa festa “muito importante porque preserva as tradições culturais e mostra o respeito à diversidade aqui no município. Mais uma vez, a Secretaria de Cultura está de parabéns por mobilizar a população para um evento tão bonito e tão significativo para a cultura afro-brasileira”.

Dentre os adeptos de religiões de matriz africana estavam presentes os terreiros de Ilê Axé de Nanan, Ilê Axé de Obá Oni, Angola Caboclo Pedra Preta, Unzum Mucurugirê de Azambí e Tenda Umbanda Ogum de Ronda, os quais estavam cantando e dançando para saudar os orixás, homenagear Iemanjá e entregar o presente da comunidade para a Rainha do Mar.

Essa homenagem linda, maravilhosa que não tenho palavras para dizer, esse ouro que a gente sente por essa mãe; inclusive eu criei meus dez filhos dentro desse mar grande, maravilhoso. Eu tenho uma história linda para contar na minha vida; quando eu era pequena, com sete anos, eu vi Iemanjá sentada na pedra, então eu não tenho palavras para dizer, é um ouro, uma maravilha, uma coisa mais linda do mundo, é muita fé que eu tenho em minha mãe Iemanjá”, declarou a mãe-de-santo Bil do Terreiro Unzum Mucurugirê de Azambí.

Os festejos terão seguimento ao longo do dia. A partir das 16h acontecerá o show de Carla Lis e Banda Mametto, esta última programada para as 18h.

Skip to content