Festival de Samba de Roda do Recôncavo anima a cidade

DSC_6330

A música tomou conta da Praça Maria do Benzê, em São Francisco do Conde,  na abertura da I edição do Festival de Samba do Recôncavo, na última quarta-feira, 27 de novembro. Várias gerações se reuniram para dançar e cantar na cadência do samba de roda, que animou o público mesmo com o tempo chuvoso.

Se apresentaram no palco montado especialmente para a festa, o coral de marisqueiras e pescadores e, em seguida, os grupos Amigos do Samba, Nativa de Arembepe, Suspiro do Iguape, Samba Crioula, Filhos de Araçatiba, Raízes do Monte e Acabei de Chegar. Municípios do Recôncavo Baiano como: Santo Amaro, Irará, Cachoeira, Camaçari e São Sebastião do Passé, entre outros, também participam trazendo seus grupos para se apresentar no Festival, que segue até a sexta-feira (29).

DSC_6351

Para fechar a noite em grande estilo, o cantor Edil Pacheco entoou seu samba de raiz e trouxe convidados para abrilhantar a noite, como as cantoras: Juliana Ribeiro e Vânia Barbara, além de Jô Teixeira e Aloísio Menezes. A surpresa da noite ficou por canta da presença do famoso sambista carioca Neguinho da Beija-Flor. “O samba é samba em qualquer lugar e eu gosto de todos os gêneros”, afirmou Luiz Antônio Feliciano Marcondes, famoso nacionalmente com o apelido de Neguinho da Beija-Flor, referencia a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis.

IMG_1303 (1)

“Eu gostaria de parabenizar essa Prefeitura por dar voz e espaço para uma tradição tão importante quanto o samba de roda. Precisamos valorizar nossas raízes e é um prazer participar de eventos que prestam homenagem ao samba”, explicou Edil Pacheco.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, através da Secretaria de Cultura (SECULT), que rende homenagem ao samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiro, reforçando a identidade histórico–cultural do recôncavo, suas tradições e as potencialidades artísticas do município.

Em São Francisco do Conde, nesta quinta-feira (28) ainda se apresentam os grupos: Raízes de São Francisco, Samba Miudinho, Filhos dos Mestres, Raízes de Angola, Vendavais, Quixabeira da Matinha e Filhos de São Francisco. Já na sexta-feira (29), sobem ao palco: Samba Chula da Pitangueira, Recordar, Viola de Quilombo, Poder do Samba, Coisas de Berimbau, Samba das Raparigas, Samba Zé de Lelinha, Filhos da Terra, União Teodorense e Samba de São Gonçalo.

unnamed (1)