Festival de Samba de Roda vai deixar saudade

samba pandeiro

A cadência do samba de raiz agitou São Francisco do Conde durante a noite do último dia do Festival de Samba de Roda do Recôncavo, na sexta-feira (29). Se apresentaram os grupos culturais: Samba Chula Filhos da Pitangueira, Recordar, Viola de Quilombo, Poder do Samba, Coisas de Berimbau, Samba das Raparigas, Samba Zé de Lelinha, Filhos da Terra, União Teodorense e Samba São Gonçalo.

Na Praça Maria do Benzê foi montada uma estrutura que permitia a exposição de artesanato, shows e venda de comidas e bebidas. “Saí do trabalho e vim direto para o samba”, afirmou Sicleide de Souza, técnica de laboratório. “Espero que tenhamos esse evento mais vezes na cidade”, concluiu.

“A expectativa do evento foi atingida! Eu quero que esse festival aconteça todos os anos, pois é a chance que temos de mostrar nossa história e cultura e conhecer mais do samba das outras cidades também. Nosso objetivo era chamar atenção para a importância do samba e ajudar a aprovar o Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Samba, que depende da aprovação da presidente Dilma”, explica a secretária de Cultura Sandra Pitanga.

O Samba de Roda é uma tradição milenar, que recebeu o título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, reconhecido pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), considerado, portanto, essencial para identidade do povo e da comunidade, cujo anúncio oficial foi feito no dia 25 de novembro de 2005, data proposta para celebração do Dia do Samba de Roda.

Skip to content