Foliões fazem a festa no terceiro dia do Carnaval Cultural de São Francisco do Conde

A Folia não para em São Francisco do Conde! E, no terceiro dia do Carnaval Cultural – Tradição, Identidade e Cores, os foliões tiveram uma programação cheia de atrações e muita alegria na noite desta sexta-feira (24).

A primeira atração a se apresentar na Praça do Baile – espaço dos ritmos e cores, na quadra esportiva da Orla Marítima, foi a Orquestra Os Franciscanos, sob regência do maestro Antônio Lima, popularmente conhecido como Tonho. Os foliões se divertiram com as marchinhas carnavalescas que resgatam o carnaval cultural. Em seguida, a folia foi animada com um repertório variado, agradando todos os gostos com as bandas: Ostentação, Samba do R e Mamboleio que encerrou a noite da folia momesca.

Eu tô gostando muito desse Carnaval Cultural, onde as crianças podem brincar. É um Carnaval com tranquilidade, um Carnaval alegre, sem violência, que reúne as famílias franciscanas para se divertir no Carnaval”, disse Dona Agda Souza, de 63 anos, moradora de São Francisco do Conde.

Além da diversidade das atrações musicais neste Carnaval, o que também se destacou foi a grande estrutura montada para garantir a alegria, comodidade e segurança de quem vai curtir a festa. A cidade foi decorada por galhardetes que fazem alusão a cultura local. Também é possível identificar facilmente os postos da Polícia Militar, Rodoviária, Ouvidoria, Juizado da Infância e Juventude, Corpo de Bombeiros, Rodoviária e Vigilância em Saúde.

A secretária de Turismo, Ússula Flávia Pinto, falou sobre esse terceiro dia de festa, sobre a valorização do Carnaval Cultural e ressaltou também a pesquisa de satisfação que a Ouvidoria municipal está realizando com os munícipes e visitantes durante o período do Carnaval. “Neste terceiro dia de festa podemos deixar claro como a comunidade tem recebido bem o Carnaval Cultural. No primeiro dia com a escolha da Rainha, Princesas e Rei momo, e, no segundo dia, com a Bagunça da Cubamba, pudemos perceber a comunidade participando, isso é extremamente significativo. Quanto à pesquisa de satisfação, aguardamos os melhores índices e resultados para nortear a gestão nas tomadas de decisões em relação aos próximos eventos, e, também, em relação à satisfação dos munícipes e dos visitantes”. O secretário de Cultura de São Francisco do Conde, Osman Ramos, também enfatizou a participação popular neste Carnaval. “O povo está participando do Carnaval Cultural e estamos muito felizes porque tudo o que nós planejamos está acontecendo. É muito importante resgatar essas tradições populares, onde a comunidade fazia o Carnaval de rua”.

O evento está sendo realizado pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através de Secretaria Municipal de Cultura – SECULT e da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiatursa. O Carnaval Cultural – Tradição, Identidade e Cores acontece até o dia 28 de fevereiro. Pela cidade vão desfilar figuras folclóricas importantes como a Nega Maluca, Amigo Folhagem, Paparutas, Lindro Amor, Meninos de Lama, Capabode, Mascarados, Bumba Meu Boi, Capoeira, sambadeiras, Mulinha, Caretas, Mandu, entre outros personagens.