Foliões lotaram a Orla Marítima de São Francisco do Conde no último sábado de Carnaval (25)

O sábado de Carnaval em São Francisco do Conde teve uma programação diversificada com vários ritmos para animar o folião que lotou a Orla Marítima. Foi o primeiro dia de desfile dos trios elétricos, e a banda “Ao Vivo” foi a primeira atração a se apresentar.

O Mercado Cultura de São Francisco do Conde também foi palco da folia neste Carnaval, onde se apresentaram as bandas Regi Marques e o grupo Papo de Samba, que fez o folião mostrar que tem samba no pé.

Quem também aproveitou a folia do Carnaval Cultural de São Francisco do Conde – Tradição, Identidade e Cores, foram os pequenos franciscanos com o Carnafantil com a Turma do Chiquinho, que fez a alegria das crianças na Praça do Baile – espaço dos ritmos e cores, na quadra esportiva da Orla Marítima.

Juliane Samara, que levou a filha de 1 ano, Iana Gabriele, para se divertir com os personagens da Turma do Chiquinho, falou sobre essa iniciativa de promover entretenimento também para as crianças. “O Carnaval pra mim está sendo ótimo! Esse é o Carnaval da família, de paz, onde eu pude trazer a minha filha para se divertir com a Turma do Chiquinho”.

Enquanto as crianças se divertiam na Praça do Baile, quem fazia a festa puxando o trio e agitando os franciscanos e turistas era a banda Xaveco Baiano.

Uma das atrações mais esperadas no sábado de Carnaval era a cantora franciscana Izabel Nogueira que agradeceu a oportunidade de poder viver mais esse momento especial em sua carreira. Enquanto alguns foliões mostravam que têm samba no pé, outros optavam pelas marchinhas de antigos carnavais na Praça do Baile com a apresentação do cantor Mazzo.

Pelas ruas da cidade também desfilaram figuras folclóricas muito importantes da cultura de São Francisco do Conde, como a Nega Maluca, o Capabode, os Mascarados, as Caretas, os Mandu, entre outros personagens.

Luiz Carlos Santos Sacramento, mais conhecido como Neném, há muitos anos se fantasia de um dos personagens mais importantes da cultura popular, a Nega Maluca. Ele falou sobre a importância de preservar as manifestações populares, onde as pessoas de forma espontânea se fantasiam e fazem a festa pelas ruas da cidade. “É um gosto da gente brincar, sorrir e levar a alegria da nossa cidade para outros lugares. A Nega Maluca hoje é um dos personagens mais importantes da nossa cultura. Eu sou muito feliz na minha cidade e não tenho vergonha de dizer que sou franciscano”.

Quem encerrou a noite desse quarto dia de Carnaval em São Francisco do Conde foi a banda Dkuatro, que fez o povo arrochar madrugada adentro. No trio elétrico, o show ficou por conta da banda Bond do Assunto.

Skip to content