Formação em Liderança para gestores escolares

Dando continuidade ao ciclo formativo para gestores escolares, promovido pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), foi realizado nesta terça-feira (11), o segundo encontro do curso de Liderança. A formação, que tem à frente o Departamento de Gestão Escolar, está sendo conduzida pela psicóloga Jaqueline Dantas, do setor de Recursos Humanos da SEDUC.

A relação estabelecida entre líder e liderados e a habilidade para se relacionar com pessoas, seja de forma individual ou em grupo, foram alguns aspectos abordados no encontro. Além disso, foi ressaltada a importância da visão do líder, a sua missão, que para ser alcançada depende de metas pré-estabelecidas, compartilhadas entre todos.

De que adianta estar na escola sem saber aonde se quer chegar?”, questionou Jaqueline Dantas. Segundo ela, nossa proposta é fazer com que os gestores se tornem líderes, sendo que alguns já possuem essas habilidades e características. A estratégia que resolvemos utilizar foi a de construirmos conjuntamente um perfil de liderança que se adeque à realidade das escolas”.

A importância de se estabelecer relações de confiança com a equipe, a necessidade de aprender a delegar tarefas e os principais perfis de liderança foram alguns dos pontos elencados na formação. Entre os tipos básicos de liderança foram apresentados os seguintes: autocrático – sem participação do grupo nas decisões, dominador, radical nos elogios e nas críticas; permissivo ou laissez-faire –falta de participação do líder, total liberdade e permissividade; e democrático – diretrizes debatidas e decididas por todos, onde o líder procura ser um membro do grupo.

A gente, enquanto gestor, está aprendendo a gerir com democracia. Também aprendi com o exercício da liderança a escutar mais. Liderar não é fácil, cada dia é um dia diferente. Precisamos saber lidar com as emoções de cada um, a aceitar a opinião do outro e saber ouvir as críticas com autorreflexão. Existem os entraves, mas juntos estamos construindo a gestão da Frei Eliseu”, declarou a diretora Daniela Bispo, que toda segunda-feira leva para a unidade escolar mensagens afirmativas para um bom início de semana.

Conforme explicou Jaqueline Dantas, “hoje já é comprovado que o ato de liderar pode ser aprendido, então, estamos trabalhando com as habilidades e as competências de um bom líder e instigando os gestores a trabalharem essas competências. No final da formação, cada gestor vai ter aprendido a liderar de acordo com sua realidade”.

Já foram realizadas, neste ciclo formativo, as formações em Direito Administrativo, Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, além da palestra com a juíza titular da Vara Cível de São Francisco do Conde, Dra. Emília Gondim Teixeira, na qual foram abordados os direitos essenciais dos indivíduos, respeito e dignidade humana no ambiente de trabalho, relações no ambiente de trabalho, além de assédio moral no ambiente de trabalho e na administração pública.

Esses momentos são de extrema relevância para o gestor, sobretudo quando se refere às relações interpessoais. Além disso, quando participei da formação com a juíza a respeito de assédio moral, percebi como é sumamente importante estar atualizado com as leis e atentos para podermos lidar com o novo quadro de profissionais”, declarou Leilma Freitas, diretora da Creche Isidória Borges.

De acordo com a Diretoria de Gestão Escolar, a proposta visa auxiliar na resolução de problemas do cotidiano, além de qualificar esses profissionais para uma melhor gerência nas creches e escolas do município.