Fórum de Saúde da População Negra acontece nesta sexta-feira (29), com serviços de saúde e palestras para comunidade e UNILAB

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, por meio de ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), promove o Fórum de Saúde da População Negra, com ações e prestação de serviços às comunidades quilombolas e povos tradicionais de terreiro do município, bem como toda população negra, nesta sexta-feira (29), no Campus dos Malês/BA.

O evento conta com o apoio da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e das secretarias municipais de: Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ), além do apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

O objetivo do evento é mapear o perfil da saúde desta população, oferecer serviços e analisar as políticas públicas de saúde para a população negra e os principais desafios e avanços na obtenção da saúde integral.

Este fórum também marca o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado em 21 de março, em referência ao Massacre de Sharpeville.

Em 21 de março de 1960, em Johanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada, resultando em 69 mortos e 186 feridos. Em memória a este massacre foi instituído o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial.

Durante o evento, a equipe de Saúde de São Francisco do Conde vai promover um mutirão com oferta de serviços, a partir das 08h, na quadra poliesportiva do Campus dos Malês/BA. São eles: distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial, controle glicêmico, vacinação, educação em saúde bucal e outros encaminhamentos.

A partir das 09h, acontecerá o Fórum de Saúde da População Negra, no auditório da Unilab/BA, com discussões sobre: diabetes, hipertensão, doença falciforme, além da promoção do dialogo sobre “Equidade, Acolhimento e Humanização na Atenção Integral à Saúde da População Negra” com a convidada Ubiraci Matilde, coordenadora do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

FÓRUM DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

DATA: 29/03/2019 (sexta-feira)

HORÁRIO: 08h

LOCAL: Unilab – Campus dos Malês – São Francisco do Conde/BA

Skip to content