Franciscanos e visitantes lotaram o Largo da Cubamba para prestigiar as celebrações do 25º Caruru do Lindroamor Axé

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo e aos santos São Cosme e São Damião, o Largo da Cubamba, em São Francisco do Conde, ganhou mais cor na manhã da quinta-feira (27) com as celebrações do 25º Caruru do Lindroamor Axé, que reuniu franciscanos e visitantes nesse momento de fé, cultura e tradição.

Além do caruru, a ação também contou com feira de artesanato e diversas apresentações de grupos culturais do munícipio. A coordenadora do Lindroamor Axé, Alva Célia Medeiros, contou a história do grupo e enfatizou que essa ação é mais uma forma de resgatar e preservar a cultura. “Pensando na perpetuação da tradição, criamos o Lindroamor Mirim com crianças da comunidade, para que através delas a gente possa revitalizar e preservar esse legado deixado pelos nossos ancestrais. É preciso firmar as nossas raízes e isso acontece quando trabalhamos a cultura popular na nossa cidade”.

A secretária de Turismo, Ússula Flávia, enfatizou as potencialidades do turismo local. “Hoje, estamos aqui celebrando o Dia Mundial do Turismo no Caruru do Lindroamor, esse vetor de desenvolvimento do município no turismo cultural. E, quando nós escolhemos espaços como esse, o Largo da Cubamba, é porque acreditamos que o turismo acontece nas comunidades.  Nesse momento histórico, também entregamos a Carteira Nacional do Artesão para os profissionais que desenvolvem essa arte, que agora estão aptas para captar recursos voltados ao artesanato. Quando buscamos parceria com a SETRE e o Governo do Estado é porque entendemos que temos uma grande potencialidade que precisa ser lembrada. Ao reunirmos nesse espaço uma feira de artesanato, gastronomia e manifestações culturais, nós consolidamos a produção associada ao turismo. São esses eixos que representam a possibilidade de fazer do turismo esse vetor de desenvolvimento tão esperado. Nessa perspectiva, o nosso prefeito Evandro Almeida tem confiado no nosso trabalho e apostado nessa possibilidade, assim como a Câmara de Vereadores que também nos apoia. Agradeço a todo o público presente, aos expositores e, em especial, a minha equipe de trabalho”.

A artesã Carla Alcântara Santana, do bairro do Caípe, agradeceu e falou sobre a importância de possuir a Carteira Nacional do Artesão. “Estou muito feliz por esse momento, era o que sempre sonhava e hoje se tornou realidade. Muito obrigada a todos!”.

A celebração também contou com as presenças do secretário Renato Costa Rosa (SEMAP), Silmara Carmo (SEPLAN), além do vereador de Salvador, Silvio Humberto, e do empresário Mário Ribeiro, da Fazenda Engenho D’Água. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR.