Franciscanos foram certificados em Curso de Inglês

Após uma jornada que completou 50h/aula, franciscanos que participaram durante o 2º semestre de 2019 do Curso de Inglês – ofertado pela Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) – foram certificados neste 17 de dezembro (terça-feira). A solenidade aconteceu na Escola Arlete Magalhães (antigo CEJAL) e aproximadamente 50 pessoas foram certificadas.
A anfitriã do evento, a secretária de Turismo Ússula Flávia, representando o prefeito Evandro Almeida, falou emocionada sobre o momento. “Como eu sempre digo, a cidade tem que ser boa pra quem vive e assim será boa para quem chega“, disse a gestora referindo-se ao fato das políticas municipais terem de ser continuadas. “Cada um sabe o quanto foi doloroso chegar onde chegou e quanto cada um somou a vida do outro. O sentimento que eu carrego é de que precisamos escrever dias melhores para está cidade, como nesse ano que conseguimos chegar com o curso aos bairros. O prefeito acreditou e aposta em cada um de vocês. Portanto, voem alto meus ‘passarinhos’. Os caminhos que a gente passa a gente volta, então deixem sempre as portas abertas. Vocês estão sendo preparados para estarem em qualquer lugar. Que vocês sejam sementes e sementes que brotam nos vários espaços. Sucesso e feliz 2020!“.
Presente à mesa, a secretária de Desenvolvimento Econômico Ana Christina de Oliveira deixou seu recado ao grupo. “A gente precisa enxergar o futuro e a decisão que se toma no dia de hoje refletirá lá na frente“, disse Oliveira após citar a venda da RLAM e as mudanças previstas com a reforma tributária. “A língua estrangeira tem valor no mercado e quem tem domínio dela terá mais chances, isso também vale para o domínio em informática. Esse é o momento de se reinventar e buscar outras vocações, e o turismo é um desses caminhos. Entendam que essa é uma oportunidade de vocês trilharem outro caminho e desenhar o futuro de vocês. A gente tem estimulado o empreendedorismo porque entendemos que essa é a forma de encontrar a saída e uma nova vocação. Parabéns pela primeira etapa. Outras virão e esperamos encontrar esse auditório repleto de jovens com vontade de mudar sua condição“.
Bastante aplaudido, o professor Caio Barros iniciou sua fala em inglês, depois fez os agradecimentos. “Estamos finalizando mais uma etapa de muitas outras que virão, pois sei que ainda vamos trilhar outros caminhos juntos e chegarmos em um lugar melhor. O inglês básico vocês já têm. Então, aproveitem esse momento, que vices finalizam o curso com honra, pois a luta é grande, mas essa batalha já foi vencida. 2020 tem muito mais!“.
A Sra. Joveci (conhecida como Ninha) – representante do Posto Avançado de Serviços do Caípe, bem como Eliene Maria de Jesus Lima – representante do polo da Sede e Micaela Sacramento – representante do polo dos bairros fizeram suas falas pautadas na gratidão pela oportunidade do curso e no desejo de que a partir deste momento, outros possam vir para enriquecer suas vidas e a do grupo como um todo.
Após os pronunciamentos foi exibido um vídeo da visita dos alunos aos atrativos turísticos de São Francisco do Conde. Entre os pontos, Escola Agrícola, Igreja de N. S. da Conceição da Praia e Casa Mário Augusto Teixeira de Freitas.
Durante a entrega dos certificados, os alunos e o professor interagiram numa encenação em que o inglês era a língua da dinâmica, a tradução era feita na sequência. Eles foram super aplaudidos pelo público.
Para finalizar, o grupo cantou a música Every Breath You Take, do grupo inglês de rock, The Police. Em seguida, foram certificados.