Franciscanos são homenageados no 29 de Junho

Em um dia tão histórico para São Francisco do Conde, onde o município relembrou a história de luta de seus filhos pela Independência da Bahia, munícipes participaram de atos cívicos para homenagear os franciscanos.

No início da manhã do dia 29 de junho teve uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, seguida do hasteamento da bandeira e execução dos hinos Nacional e Municipal em frente à Camara de Vereadores. Depois, foi a vez do desfile de bandas e fanfarras levar mais brilho ao momento.

Na Casa Legislativa aconteceu uma Sessão Solene, a qual marcou também o Dia da Câmara. Lá, o professor e historiador José Marcelo contextualizou sobre a participação dos franciscanos na luta pela Independência da Bahia. Entre suas falas, ele explanou acerca do 1° Barão de São Francisco, Joaquim de Siqueira Bulcão, cognominado ‘Patriarca da Liberdade’. “O sino da Casa de Câmara e Cadeia é soado chamando a população da Vila de São Francisco da Barra do Sergi do Conde, ao chamamento de D. Pedro”, explicou o historiador, ao falar do entusiasmo dos franciscanos em participar das lutas pela Independência.

Em seguida, o Coral 29 de Junho, formado por servidores da Câmara Municipal de Vereadores e alguns convidados, se apresentou sob a regência de Neide Santos. Músicas como Lilás, de Djavan, e Roque Santeiro, de Sá e Guarabira, foram algumas das canções escolhidas para o momento.

Na Sessão Solene, o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, discorreu sobre a importância do Dia 29 de Junho e a bravura dos franciscanos na lutas pela Independência da Bahia. Na oportunidade, o gestor também saudou todos os presentes, em especial a população franciscana e os servidores municipais. “Nessa terra, temos um povo guerreiro e o papel do poder público é de  valorizar essa memória histórica. Quero aproveitar a ocasião para convidar a todos para o Desfile Cívico do dia 02 de Julho, que será realizado em 05 de Julho (sexta-feira). O povo que reconhece a sua história constrói um grande futuro. Mesmo com dificuldades, estamos trabalhando incessantemente por uma cidade cada vez melhor, sempre prezando pela verdade e na busca de alternativas viáveis para a geração de emprego e renda, dentro da legalidade. Cabe a nós construírmos novos caminhos e oportunidades para o nosso povo. Independência se constrói quando o povo deixa de depender dos políticos e passa a depender da sua força de trabalho. Viva o 29 de Junho! Viva o povo franciscano!”, discursou o prefeito.

Após o pronunciamento do prefeito Evandro Almeida, o presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Santos Lopes (Pantera), exibiu um vídeo mostrando os alunos que fazem parte da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde e que participaram do Concurso de Redação, promovido pelo Legislativo, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC.

A temática da redação focou na importância histórica do 29 de Junho para os franciscanos e os vencedores do concurso foram:

6º e 7º anos

1ª colocada: Emy Kelly Oliveira Barreto – Instituto Municipal Luiz Viana Neto;
2ª colocada: Izabella Fernanda Nunes – Instituto Municipal Luiz Viana Neto;
3º colocado: Jackson Ferreira dos Santos – Escola Joaquim Alves Cruz Rios.

8º e 9º anos

1ª colocada: Marcelly Rayla Silva Oliveira Santos – Escola Joaquim Alves Cruz Rios;
2ª colocada: Loise Maria Sampaio Bispo dos Santos – Escola Joaquim Alves Cruz Rios;
3º colocado: Antony Lorran Silva Coelho – Instituto Municipal Luiz Viana Neto.