Fruto do Projeto Semeando Leituras, Sarau Literário aproxima comunidade da escola

Uma cena pouco comum chamou a atenção das pessoas que passavam pela Praça da Independência na manhã desta sexta-feira (30). Eram vozes de crianças recitando poesias em público, ao ar livre. Alunos do 1º ao 5º ano da Escola Arlete Magalhães apresentaram leituras de autores renomados e, de textos próprios, construídos em sala de aula, em alusão a Consciência Negra, ao respeito às diferenças e classes sociais.
O Sarau Literário faz parte de uma das ações do projeto “Semeando Leituras”, que é realizado em todas as escolas municipais de São Francisco do Conde. “O Sarau tem como objetivo fomentar a leitura literária em suas mais diversas formas, levando não só o gosto pela leitura, mas também um novo mundo de possibilidades, sendo os próprios alunos autores dessas obras, tornando-se assim protagonistas da sua história. O Sarau tem esse viés, de proporcionar aos alunos essa experiência de se apresentar fora do contexto da sala de aula, onde os talentos deles podem ser vistos por todos”, destacou a coordenadora pedagógica, Vânia de Santana Santos Sales.
A vice-diretora da Escola Arlete Magalhães, Julimar Lima Alves dos Reis, também ressaltou a importância da ação para a aprendizagem das crianças. “Essa é uma forma de incentivá-las e mostrar a toda sociedade os trabalhos que são desenvolvidos dentro da escola. Uma grande oportunidade de compartilhar esses saberes com a comunidade, onde os alunos construíram com os professores esses poemas que relatam a importância do respeito ao ser humano”.
O Sarau integrou a escola, os alunos e família, a exemplo de Dona Maria Jucilene dos Santos, que é mãe de Bruna, de 11 anos, que se apresentou lindamente no Sarau. “Todas as escolas que realizam esse projeto estão demonstrando para as crianças como tornar-se um cidadão e uma pessoa cada vez melhor, respeitando às diferenças de cada pessoa. Fico muito feliz em presenciar a apresentação da minha filha, agradeço a Escola Arlete Magalhães. Estou sempre acompanhando as atividades e gosto muito do ensino da escola, onde minha filha teve um bom desenvolvimento e aprendeu muito, sobretudo, com o trabalho que a professora Marivalda Leite desenvolve em sala de aula”.
Para o professor e pedagogo, Thiago Santos Nascimento, o Sarau oportuniza não só as crianças, mas, sobretudo, toda sociedade franciscana. “Eu acredito que o espaço da escola é uma vivência única para quem passa todo o ensino fundamental, mas eu também acho que extrapolar um pouco os muros da escola é importante para que a comunidade conheça o nosso trabalho e como compartilhamos as culturas com as crianças dentro da escola, isso faz com que eles tenham mais vontade de aprender. Hoje vivemos numa sociedade diferente, que exige um pouco mais das pessoas que estão se formando hoje, e você contribuir de forma com que possibilite que a comunidade cresça de forma cultural e com conhecimento, ajuda bastante no crescimento de São Francisco do Conde. Esse Sarau foi um trabalho em conjunto, tanto da escola quanto das famílias”.
Após a sua apresentação no Sarau, a estudante Maria Clara dos Santos, de 09 anos, falou sobre o seu sentimento. “Gostei muito de me apresentar hoje na praça. Gosto do meu professor, da minha turma e de estudar na minha escola”.