Gestores da rede municipal de ensino participam de workshop sobre Gerenciamento de Conflitos

Como lidar com conflitos? De que modo solucioná-los no âmbito das relações que são estabelecidas no ambiente escolar? Para responder a essas e outras questões, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, está realizando o workshop Gerenciamento de Conflitos Educacionais com Ênfase em Mediação e Círculo de Diálogos. Voltado para os gestores da rede municipal de ensino, a atividade faz parte de um Ciclo Formativo promovido pela Diretoria de Gestão Escolar.

Tendo à frente o coach e prof. Me. Anailton dos Anjos, o workshop possui carga horária de 10h/aula. Dividido em duas partes, cada encontro tem 05 horas de duração. O primeiro dia de formação aconteceu nesta quinta-feira (25), no auditório 02 de Julho/SEDUC.

Não diferente das que já aconteceram, essa formação de hoje, com o facilitador Anailton dos Anjos, foi muito gratificante. Sabe aquela sensação de ter as forças que nos energizam renovadas? É assim que me sinto nesse momento! Momento ímpar no ciclo de formações da SEDUC; a interação com colegas, muitos que antes eu nunca tinha tido contato pessoal, hoje pude conversar e trocar informações”, expressou Renata Michele Gomes, diretora  da Creche Municipal do Caípe.

A proposta é pensar o conflito em uma perspectiva de possibilidades. Possibilidade de autoconhecimento, possibilidade de conhecimento da equipe, possibilidade de mudanças positivas também para a equipe. A ideia é pensar o conflito como algo inerente às relações sociais, mas do qual se pode também tirar grande proveito. No ambiente escolar isso vai desde a gestão à relação professor-aluno, aluno-professor, professor-gestão, professor-família, família-professor-escola. O conflito dentro de todas essas dimensões”, explicou o professor Anailton.

Outro aspecto do workshop, segundo ele, é provocar vivências, a fim de identificar a chamada Espiral de Conflitos, resultado de ruídos e falta de comunicação. “Isso é o que geralmente dificulta a resolução desses conflitos. Quando ele é direcionado para a Espiral, a tendência é que ele aumente cada vez mais, e a falta de comunicação que iniciou e que gerou o conflito acaba se intensificando, gerando graves danos, muitas vezes”.

Os estudos de caso durante a formação, ouvindo os colegas e refletindo o que é necessário renovar em mim, foram fundamentais. Estou ansiosa por outros momentos como esse! Gratidão! É o meu sentimento”, relatou a gestora da Creche Municipal do Caípe.

De acordo com a vice-diretora da Escola As Três Marias, Ilzete Bonfim, “falar em conflito no ambiente escolar nos remete a situações-problema ocorridas no contexto escolar. A formação nos trouxe, com muita qualidade, a orientação de ser imparcial nas situações e resolver os problemas não como em uma ‘Espiral’, mas como mediadores da resolução do faturamento ocorrido. Os aspectos tratados, no que se refere à gestão escolar, é de que o nosso papel é filtrar a informação e afastar os aspectos negativos. A SEDUC está de parabéns pela organização e pela temática desenvolvida”.

Durante o workshop foram disponibilizadas ferramentas iniciais que contribuem para a resolução de conflitos, “por meio da mediação ou do ciclo de diálogos”, informou Anailton. Posteriormente, será oferecido um curso com duração de 40 horas para os gestores.

Para Adelice Palmeira, diretora da Escola Maria Lúcia Alves, “a formação foi de grande valia para ser usada no nosso cotidiano, dentro da unidade escolar, onde iremos conseguir mediar os conflitos de forma sábia e com segurança. O mediador Anailton usou uma linguagem que foi compreendida por todos e durante a formação buscou sempre fazer um paralelo com nosso contexto vivenciado nas escolas. Espero que tenha mais!”.