Governo do Estado se inspira em programa municipal para promover reformas de casas

Ta rebocado e pintado
O governador Rui Costa anunciou que vai implantar na sua gestão o programa “Tá Rebocado e Pintado”. O pronunciamento aconteceu durante a cerimônia de entrega de encostas no bairro de Águas Claras, em 29 de março, dia em que a capital baiana comemorou 466 anos. A ação foi inspirada em um programa de São Francisco do Conde, idealizado na gestão da prefeita Rilza Valentim (in memoriam). O programa realiza melhorias nos imóveis de famílias carentes, visando dar mais dignidade e melhor condição de vida às pessoas.

Rui Costa solicitou à Sedur e a Conder o reboco e pintura das residências do bairro onde fez a entrega das encostas e foi aplaudido. Segundo o governador, “não adianta fazer encostas e a abertura de uma grande via que ligará a orla à Paripe e não cuidar das habitações… A reforma não é só na frente, é também no fundo e no interior da casa. Vamos fazer este programa que dará mais dignidade a estas pessoas“, disse o governador, salientando que para uma pessoa ser saudável é preciso não só cuidar da saúde, mas sim tratar do esgoto da rua e do reboco das casas.

Tá Rebocado e Pintado – O programa da Prefeitura de São Francisco do Conde, voltado à população de baixa renda, visa realizar reformas em casas que necessitam de reboco, troca de esquadrias, revisão e/ou substituição da parte elétrica e hidrossanitária, pintura, recuperação ou troca de piso, reforma de banheiros e troca de telha de amianto (Eternit) para telha cerâmica com madeiramento de Lei, e outros serviços. Já foram entregues 996 unidades reformadas em São Francisco do Conde. Em 2015 e 2016 serão reformadas mais 759 casas, segundo dados da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária – SEHARF.

Esse é um dos melhores programas que temos, pois ele dá condições de vida digna para a população mais carente e chega a quem precisa. Como gestor deste contrato, me sinto orgulhoso pelo reconhecimento do trabalho da nossa equipe”, afirmou Ruy Barbosa, secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária.

O prefeito Evandro Almeida também recebeu com surpresa e alegria a ampliação do projeto. “Estou muito feliz e satisfeito, pois nosso governador reconheceu o mérito do nosso programa e ele agora vai beneficiar outras pessoas. Isso é motivo de muita satisfação e é a comprovação do bom trabalho que temos desempenhado em São Francisco do Conde, sempre pensando nas pessoas”.