Governo, Prefeitura e entidades automobilísticas unidos em Solenidade de Assinatura de Ordem de Serviço para Construção do Kartódromo de São Francisco do Conde

São Francisco do Conde está vivendo momentos de emoção em diversas áreas que compõem a estrutura da gestão municipal e o esporte não poderia ficar de fora! Nesta quinta-feira, dia 13 de setembro, mediante uma força-tarefa que vem unindo membros do Governo do estado, da Prefeitura, patrocinadores e entidades ligadas ao automobilismo, foi assinada a Ordem de Serviço para o Início das Obras de Construção do Kartódromo Internacional da Bahia, no Complexo do Automobilismo Internacional da Bahia, situado na BA-522, em São Francisco do Conde (BA).

Eu quero registrar a alegria em participar de mais uma etapa deste espaço, com as obras iniciais de construção do Kartódromo. Já estivemos em outro momento para comemorar a Pista de Velocidade na Terra, na qual fizemos diversos eventos que tiveram sucesso e repercussão na Bahia, e agora esperamos que se inicie a próxima etapa para que tenhamos o mesmo sucesso e consolidação do nosso espaço”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Francisco do Conde, Ana Christina Oliveira, que esteve representando o prefeito Evandro Almeida na ação. Para ela, do ponto de vista da economia, o espaço representa a possibilidade de grandes negócios na cidade. O autódromo é economicamente viável e vai gerar renda e emprego para os franciscanos”, adiantou a gestora da SEDEC.

Também presente, a secretária de Turismo de São Francisco do Conde, Ússula Flávia, falou da necessidade de inclusão da cadeia produtiva local. “Esse sonho que hoje estamos consolidando não se esgota aqui, temos um leque de possibilidades. Cabe agora pensarmos em como promover o aquecimento da cadeia produtiva local e fazer do turismo um grande vetor de desenvolvimento para a cidade. Eu costumo dizer que a cidade precisa ser boa para quem chega e para quem vive nela. Temos todo um apelo cultural e riqueza natural que são bem vívidos em São Francisco do Conde e que precisam ser bem trabalhados como alternativa para a promoção da melhoria socioeconômica das pessoas da cidade”.

Para o secretário de Serviços, Conservação e Ordem Pública de São Francisco do Conde, Amarildo Guedes, a conquista do espaço representa todo um trabalho coletivo que vem sendo executado. “Hoje estamos dando a largada para a construção do Kartódromo, que é a segunda etapa deste empreendimento. A quem não acreditava nesta realidade, hoje estamos dando continuidade aos investimentos que foram feitos lá atrás. Doamos para a Federação um terreno de mais de 800 mil m², em que, desde que o prefeito Evandro Almeida assumiu sua gestão, nós fizemos valer essa doação. A 1ª etapa foi a Pista de Velocidade na Terra e agora estamos com a segunda etapa. É um projeto global de R$ 70 milhões, que já foi apresentado à Câmara de Vereadores e não se trata de um projeto com uma simples pista para carro correr. O projeto inclui Pista de Velocidade na Terra, Kartódromo, Pista de Arrancada, Pista de Motocross, Bicicross, parque temático com duas quadras de esportes, área de lazer, entretenimento, Pista de Skate, Escola Profissionalizante de Kart, enfim, é muita coisa que estamos conquistando para a cidade e para o esporte baiano”, pontuou Guedes.

A assinatura desta ordem de serviço no dia de hoje foi comemorada por todos, inclusive pilotos de diferentes modalidades automobilísticas presentes na solenidade.

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Vicente Neto, que esteve representando o governador Rui Costa, mostrou-se um grande entusiasta da aquisição para Bahia. “Aqui neste espaço, e como já foi colocado anteriormente pelo governador, é a consolidação do compromisso que o Governo do estado fez com a Prefeitura e as entidades automobilísticas. Teremos aqui um complexo de velocidade e não apenas uma inauguração ou lançamento de ordem de serviço para um equipamento. Aqui é um espaço para velocidade na terra com diversos equipamentos. A área é bastante generosa e, ao que se vê, São Francisco do Conde possui uma espaço de alinhamento astral entre o poder público municipal, o prefeito e a gestão que acreditam no esporte como vetor de crescimento, conta também com um Governo do estado que olha para o esporte com um olhar diferente, indo, inclusive, na contramão do que acontece no Brasil, em que toda política pública construída nos últimos 10 anos, desmoronou em apenas dois”. Ainda em seu discurso, o secretário listou os investimentos e equipamentos em esporte distribuídos pelo estado e deixou uma mensagem positiva aos presentes. “Não deixemos que a desesperança tome conta de nossos corações, é possível renovar a esperança e encher de novo o coração desse povo de alegria. Não podemos caminhar no sentido do abismo, está na mão de cada cidadão e cada cidadã e o esporte não pode ficar fora disso”.

O Kartódromo

Conforme sinalizou o gestor de Projetos Estratégicos de São Francisco do Conde, Rui Barbosa, a obra do kartódromo está dentro de toda a norma técnica atualmente exigida. Essa etapa contemplará toda a parte de infraestrutura da pista e dentro da própria etapa de construção do Kartódromo haverá um segundo momento, com a construção dos boxes, restaurantes e área de lazer. Alguns serviços iniciais do Kartódromo já foram contemplados, como a limpeza da área, locação, topografia e sondagem. A expectativa é que em 10 dias, no máximo, as máquinas já comecem a operar no terreno. O cronograma da obra está previsto para seis meses, porém, a depender do tempo, é possível que antes mesmo desse prazo toda a terraplagem seja concluída. Para o secretário, outro benefício é a geração de oportunidades de emprego. “O investimento, apenas nesta etapa já iniciada do Kartódromo, está orçado em R$ 4 milhões”, afirmou.

Entidades automobilísticas agraciadas com o empreendimento de São Francisco do Conde

É uma honra participar deste momento e para nós kartistas esse é um projeto que já deu certo. Agradecemos de coração”, relatou o presidente da Associação Baiana de Kart, Vicente Iniesta.

Já para Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart, “é um grande prazer ver a Bahia voltar ao cenário do Kart nacional, aqui é um celeiro de grandes pilotos e a construção dessa pista, que foi projetada dentro de todas as normas internacionais, vai possibilitar ao estado receber qualquer tipo de prova de kart, inclusive o Mundial de Kart, se for possível. Tive ontem um detalhamento do projeto, que está muito bem feito e estruturado dentro do que há de mais moderno no mundo. Vai ser a volta da Bahia ao cenário nacional e com certeza aqui teremos o surgimento de novos pilotos e grandes talentos”.

O Sr. Luiz Gonzaga, representante da empresa que vem abraçando o automobilismo em todo o estado, a Petrobahia, enalteceu os trabalhos desenvolvidos. “A contribuição da Petrobahia é pequena diante da grandeza deste empreendimento. Sabe-se que o turismo é um vetor de crescimento das nações modernas, a exemplo da Espanha, em que 40% da receita tributária de lá provém do Turismo. Isso faz com que essa obra tenha uma grandeza extraordinária. É um caminho inevitável para fazer de São Francisco do Conde, com a obra mais adiante do seu autódromo e todo um projeto de desenvolvimento regional, destaque entre os 417 municípios do nosso estado. Acreditamos que esse projeto vai se constituir como base para o desenvolvimento para outros projetos e atrativos para a cidade”.

O presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, Miguel Jacob, também transpareceu seu agradecimento e já pensa nas próximas competições. “É um orgulho nosso estar aqui inaugurando essa obra que, com certeza, vai trazer um grande desenvolvimento para São Francisco do Conde. Espero em 2019 trazer uma etapa da Copa Brasil para inaugurar a pista. E, depois disso, a próxima inauguração, junto com o apoio do Governo, da Prefeitura e da Petrobahia, será o de uma Pista de Arrancada”.

Para encerrar os discursos, a vice-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Selma Moraes, falou de projetos, como o FazAtleta, do Governo do estado, que ajudam ao desenvolvimento do esporte na Bahia. “O projeto FazAtleta tem sido um vetor de crescimento no automobilismo nos últimos 14 anos. Desde que surgiu que o automobilismo é agraciado, porque apresenta projetos e trabalhos sérios e está dentro da lei para fazer tudo. Eu costumo dizer que o automobilismo é um antes do FazAtleta e outro depois do FazAtleta, da mesma forma como é um antes da Petrobahia e outro depois da Petrobahia, que foi uma empresa que abriu os olhos para esse esporte e tem nos apoiado muito. Daqui a seis meses, o Kartódromo de São Francisco do Conde estará pronto, e se o sol ajudar podemos até terminar antes. A gente vai brigar pelas grandes disputas aqui. Vale lembrar também que a Bahia tem uma das cinco escolas de Kart da Confederação Brasileira de Automobilismo e temos oferecido escolinha de kart às crianças, onde o nosso piloto Diego Freitas, campeão de kart, é um desses comandantes. Nossa proposta também é trazer a escola de kart para cá e descobrir talentos desta cidade. Obrigada a todos e especial ao prefeito Evandro Almeida, que estava como vice ao lado de Rilza quando tudo isso começou e deu continuidade a todos os compromissos assumidos por ela com o automobilismo baiano”, destacou Selma, que é uma pessoa muito reconhecida pelos trabalhos de luta em prol do fortalecimento do automobilismo no estado.

Skip to content