Gratidão, reconhecimento e valorização marcaram a Cerimônia de Certificação das alunas dos cursos de Pintor de obras e Pedreiro Polivalente, do Projeto Marias na Construção

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES / Projeto Acelera São Francisco do Conde, em parceria com o SENAI, realizou neste sábado (18), no auditório montado na Feira da Mulher, a Cerimônia de Certificação das alunas dos cursos de Pintor de obras e Pedreiro Polivalente, do Projeto Marias na Construção. Projeto este, pioneiro no município franciscano, que visa, sobretudo, desenvolver ações de aperfeiçoamento, qualificação e inserção profissional, por meio de cursos gratuitos voltados, exclusivamente, para o público feminino, na área da construção civil.

A superintendente da secretaria de Desenvolvimento Social, Dayse Rocha, representando a secretária da pasta, Nide Calmon, esteve presente na cerimônia e destacou o compromisso da gestão municipal, do prefeito Antônio Calmon, em oportunizar a população, em especial as mulheres.

“Lugar de mulher é onde ela quiser! Trago aqui o abraço da secretária Nide Calmon, que está muito orgulhosa desse momento e de cada uma de vocês. O Marias na Construção é um projeto do governo Antônio Calmon que se realizou, o que muito nos orgulha. Nós veremos ainda mais Marias na construção, eu tenho certeza! Esse é um momento de valorização, reconhecimento e gratidão, pois vocês acreditaram na proposta, concluíram os cursos e estão aqui hoje. Para vocês terem uma ideia, o prefeito foi cuidadoso ao escolher um parceiro forte, de renome no mercado de trabalho, por isso a Prefeitura concretizou essa parceria com o SENAI. Nós estaremos sempre ao lado de vocês e, firmes, seguiremos, pois nada irá nos impedir! A SEDES está à disposição de todas vocês!”

Ao receber o certificado, muito emocionada, Eliete Firmino Xavier, moradora do bairro de São Bento, fez questão de agradecer por essa oportunidade. “Esse curso foi uma grande oportunidade e, eu espero, que outras mulheres também tenham essa chance. Sinto-me feliz e grata pelo aprendizado. Agradeço ao prefeito Antônio Calmon e a secretária Nide. Com essa qualificação iremos fazer parte e contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade, por meio das obras que serão executadas”.

Ademais, a coordenadora Regional do SENAI, Iana Simões, também destacou o compromisso da gestão e a dedicação das alunas “Quero agradecer a confiança do governo municipal, pois trata-se de uma inovação de gestão e serve como exemplo para outras cidades. As pessoas ainda pensam que construção civil é para homens, e a gestão veio ousar e colocar cursos na área da construção civil voltados totalmente para mulheres. Tivemos um ótimo aproveitamento, onde 90% das mulheres concluíram o curso. Parabenizo a cada uma de vocês pela determinação. Continuem buscando cada vez qualificação profissional e tenham muito sucesso!”

Além das representantes supracitadas, também compuseram a mesa e participaram do evento, o coordenador dos Cursos de Qualificação Profissional da SEDES, Flávio Anastácio, além da engenheira Ana Bárbara Solidade, representando a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – SEINFMA.