Grupo folclórico “As Paparutas” representou o município no desfile cívico que celebrou 02 de Julho

Manifestações culturais de várias cidades do interior do estado participaram do desfile cívico que celebrou o dia 02 de Julho, a data Magna da Independência da Bahia, dentre eles esteve presente o grupo folclórico “As Paparutas”, da Ilha do Paty, em São Francisco do Conde.

O grupo, que existe há mais de 80 anos, participou pela segunda vez do desfile cívico com 22 dos 33 componentes. O diretor do grupo folclórico, Altamirando Amorim, falou sobre a importância da participação das “Paparutas” na data que saúda os heróis e relembra as lutas pela Independência da Bahia. “Eu entendo que como um grupo nós representamos São Francisco do Conde, que teve um papel muito importante nas lutas pela Independência da Bahia. Diante disso, nada mais justo do que nós estarmos reverenciando aqueles que foram os nossos heróis e que lutaram pela independência. No dia 02 de Julho, estamos revivendo essa data festiva muito importante para o município e para o Brasil”.

Entusiasmadas, muitas pessoas que aguardavam o desfile saudaram as manifestações populares que desfilaram pelas ruas do Centro Histórico, contagiando a todos com muita alegria e civismo.

O cortejo que rememora as lutas definitivas pela Independência do Brasil na Bahia, partiu de Pirajá, no início da manhã, até o Largo da Lapinha, onde incluiu o Caboclo e a Cabocla, e seguiu para o Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador. Já no período da tarde, o cortejo saiu da Praça Municipal em direção ao Campo Grande, onde foi finalizado.

Skip to content