Grupos culturais se apresentam na segunda noite do Festival de Samba do Recôncavo

samba de roda 

Na penúltima noite do Festival de Samba de Roda do Recôncavo, quinta-feira (28), o povo se reuniu na Praça Maria do Benzê para sambar ao som dos grupos culturais do município e de cidades circunvizinhas. A noite começou quente com a apresentação das bandas: Raízes de São Francisco, Samba Miudinho, Filhos dos Mestres, Raízes de Angola, Vendavais, Quixabeira de Matinha e Filhos de São Francisco.

A secretária de Cultura do município, Sandra Pitanga, fez um balanço do primeiro dia de evento: “a abertura foi maravilhosa, tivemos a honra de receber Neguinho da Beija-Flor, abrilhantando nosso evento, e esperamos que nos próximos dias o público venha a duplicar. Nosso objetivo é promover a cidade e perpetuar esse Festival para que ele aconteça anualmente, pois o samba retrata a alma do povo sanfranciscano”.

Assistindo às apresentações estava Jairana de Queiroz, de 18 anos, moradora da sede. “Acho maravilhoso que a cidade esteja valorizando o samba e a cultura negra. Eu já fiz parte de um grupo e tive que sair depois que ganhei neném, mas acho que a valorização das nossas raízes é muito importante”, enfatizou.

Provando que o samba alcança todas as idades, Rosália Santos Oliveira, de 68 anos, sambou e prestigiou o evento. “Esse é um evento que nunca teve aqui e espero que continue nos próximos anos e que outros ritmos também ganhem um Festival próprio. Precisamos valorizar nossa cultura e nosso povo”.

Alva Célia Medeiros, do grupo sanfranciscano Raízes de Angola, fala do seu amor pelo ritmo: “o samba de roda pra mim é lazer, alegria, tradição, história e memória. Para o palco, esse  grupo surgiu em 2000, mas antes disso, nós já nos reuníamos. Fomos convidados para um Festival na Europa e lá, durante 30 dias, divulgamos o Samba de Raiz”.

Na última noite do Festival de Samba de Roda do Recôncavo, sobem ao palco Samba Chula Filhos da Pitangueira, Recordar, Viola de Quilombo, Samba Poder do Samba, Coisas de Berimbau, Samba das Raparigas, Samba Zé de Lelinha, Filhos da Terra, União Teodorense, Samba de São Gonçalo.

Skip to content